top of page

Biografias de Roberto Carlos e Raul Seixas são destaque na programação do Flipoços

Os ingressos gratuitos para atividades master da programação do Flipoços 2022 já estão disponíveis no site e algumas quase esgotadas, como o caso da abertura do Festival (03.09) que vai contar com várias homenagens especiais como ao artista Milton Nascimento, Patrono do Festival, sendo seu filho o representante do músico, aos 50 anos do Clube da Esquina com a presença do músico e um dos fundadores do movimento, Marcio Borges, ao Estado de Minas, com a presença do vice-governador Paulo Brant. Após a solenidade de abertura o Flipoços em parceria com o Sesc Minas traz para prestar homenagens ao Patrono Milton o artista Zé Ibarra, jovem e talentoso músico que está acompanhando Milton na turnê “a última sessão de música”.


A temática do festival trará ao longo da semana inúmeras referências musicais em literatura, além de muitas homenagens aos ícones da nossa música popular brasileira. Um dos destaques fica para a mesa “Biografias desvendadas em palavras autorizadas ou não”. Uma abordagem sobre a polêmica obra de “Roberto Carlos outra vez: 1941-1970", de Paulo Cesar de Araújo, e “Raul Seixas, não diga que a canção está perdida”, de Jotabê Medeiros. Ambos os biógrafos conversam com o mediador Sérgio Montero no dia 6 de setembro, terça, às 19h, no Teatro da Urca. Os ingressos para essa atividade estão disponíveis aqui. O encontro conta com a parceria das Editoras Record e Todavia.


Os dois artistas brasileiros – Roberto Carlos e Raul Seixas, ambos aos seus modos marcam a cultura musical do Brasil e merecem ser lembrados e relembrados nesse Flipoços que traz a música em destaque com o tema “Letras e & Música, a sinfonia da literatura”. Essa será a missão dos jornalistas e biógrafos nessa oportunidade. O jornalista e historiador Paulo Cesar de Araújo traz a polêmica biografia não autorizada de Roberto Carlos. Paulo é especialista em música popular brasileira, colabora com os principais veículos de comunicação do país. É autor dos livros Eu não sou cachorro, não (Record, 2002), e Roberto Carlos em detalhes (Planeta, 2006) – obras consideradas referência na historiografia da MPB. Escreveu também O réu e o rei (Companhia das Letras, 2014) –, best seller sobre seu embate judicial com Roberto Carlos, que abriu caminho para a histórica decisão do Supremo Tribunal Federal a favor da liberação de biografias não autorizadas no país. Em 2021 publicou Roberto Carlos outra vez: 1941-1970, primeiro volume da nova biografia do cantor (também pela Editora Record).


Já Jotabê Medeiros, repórter e crítico musical reviverá Raul no Flipoços. Jotabê já atuou na CNT/Gazeta, na Veja São Paulo e nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Em 2004, Jotabê foi finalista do Prêmio Comunique-se de Jornalismo. É autor de Belchior – Apenas um rapaz latino-americano, publicado pela Todavia (2017) e Raul Seixas: não diga que a canção está perdida (2019), também pela Todavia. Para saber mais e acessar a programação completa aqui.


A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas. Patrocínio do DME através da Lei de Incentivo a Cultural do Estado. Apoio Cultural Frooty, Sicredi, Café Três Corações e Pollo Engenharia. Parceria cultural e educacional Sesc e Senac. Apoio Institucional Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. Acesse o novo site no ar pelo www.flipocos.com e mais informações ligue para (35) 3697 1551.


bottom of page