top of page

Cristo Redentor de Poços de Caldas completa 65 anos neste sábado com programação especial

O Monumento ao Cristo Redentor no alto do Parque da Serra de São Domingos, idealizado e concretizado por José Raphael dos Santos Neto, foi inspirado no monumento do Rio de Janeiro. Inaugurado em 13 de maio de 1958, empreitado pela firma Ottaviano Papais, de Campinas, possui uma altura de 30 metros, sendo 14 metros de pedestal e 16 metros da estátua.


As peças foram transportadas de Campinas para Poços de Caldas em cinco caminhões, pesando 21 toneladas. O peso total do monumento é de aproximadamente 500 toneladas, sendo que a imagem pesa 120 toneladas.

Cada mão da imagem pesa 400 kg. Do chão ao primeiro patamar do pedestal sobe-se 52 degraus. A vista da cidade do alto do Cristo é uma das mais belas paisagens de Poços de Caldas.


E para comemorar esta data, o Grupo Citur preparou uma programação especial, que será realizada no Parque do Cristo. A empresa concessionária do Parque do Cristo, Teleférico, dentre outros pontos turísticos da cidade desde o início deste ano. A empresa está empenhada em desenvolver diversos projetos de melhoria, não somente na infraestrutura desses pontos, como também proporcionar ações e eventos para alavancar o turismo da cidade e melhorar a qualidade de vida dos poços-caldenses.


HISTÓRIA

Localizado a 1686 metros acima do nível do mar o monumento do Cristo Redentor no alto da Serra de Poços de Caldas foi idealizado por José Raphael dos Santos Netto. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, José Netto sugeriu ao então prefeito de Poços de Caldas, Agostinho Loyolla Junqueira que erguesse uma estátua dedicada ao Cristo. O executivo gostou da ideia e enviou um pedido ao presidente Juscelino Kubitschek, que autorizou o projeto.


A obra iniciada em fevereiro de 1958 foi inaugurada em tempo recorde no dia 13 de maio do mesmo ano. Para execução do projeto, foi aberta a estrada que liga a área central a serra de São Domingos. A “empreitada”, como era chamada na época, ficou sobre a responsabilidade da empresa de Ottaviano Papais, de Campinas, pela importância de CR$ 1.380,00 velhos.


Papais também foi o projetista e contou com a participação do engenheiro fiscal Dr. David Benedito Ottoni e do técnico Marcelo Begosi de Campinas. A construção ficou sobre a responsabilidade de Manoel Candido Martins e Hercules Tassinari.


Confira a programação deste final de semana no Parque do Cristo:

DIA 12/05/2023 Apresentação Musical: 17h às 19h – Nathália Diniz


DIA 13/05/2023 Aniversário Cristo Redentor, 65 anos Haverá comunicação espalhada em pontos estratégicos informando que o Cristo está aniversariando.

10h – Benção do Padre Donizetti de Brito (a benção será realizada no Arco Floral, próximo ao Café Express)

Apresentações Musicais: 10h30 às 12h30 – Rodrigo Mendonça DUO + Nathália Diniz (Jazz)

14h às 16h – Rodrigo Lee (MPB – Bossa Nova)

17h às 19h – Deni Guile (Pop Rock Nacional e Internacional)


DIA 14/05/2023 Dia das Mães

Portal Floral – arco para fotos com placa autoexplicativa que ficará no caminho para o Mercado do Cristo.

תגובות


bottom of page