“Esperança feminista” é tema de mesa no Flipoços nesta sexta

A agenda do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (MG), o Flipoços Virtual 2022 recebe, nesta sexta-feira (29), duas das principais vozes do feminismo brasileiro, Debora Diniz e Ivone Gebara. Integrando um cronograma de cerca de 60 atividades culturais e mais de 100 convidados, a mesa “Esperança Feminista” pretende pensar a ação feminista a partir de doze verbos políticos e poéticos. A mediação é da escritora Marcia Tiburi, com oferecimento Editora Record. A iniciativa acontece na Sala Minas e está aberta à participação gratuita do público através da plataforma www.flipocos.com.


SALA MINAS

Mais cedo, das 10h às 11h, acontece o "Encontrão com os Escritores Independentes" com Katia Pinno, José Lopes Viana, Érico Fernando de Oliveira, Flavio Lanaro, Leo Almeida, Adelaide de Paula e Dia Nobre. A atividade permanente do festival busca a valorização do escritor(a) independente de todo Brasil. Lançamento do 1º. Prêmio Literário Flipoços Kindle para Escritores Independentes. Parceria Amazon Brasil. Mediador Fabio Lucas, jornalista e editor do Canal Livronews.


Integrando as atividades infantis e juvenis, das 14h às 15h, acontece a mesa "Meu diário mitológico - uma conversa para crianças e adolescentes" com o jovem escritor mirim Luca Cataldi. Ele representou o Brasil no concurso bilíngue de poesia da Albânia (Europa) tendo escrito e declamado seus textos. É poliglota com fluência em Inglês, Espanhol, Alemão e Português. Mediação Claudia Cataldi, com participação especial na abertura da mesa do ator mirim de Poços Lucas Infante, que fez o personagem Humberto da Turma da Mônica. Oferecimento Colli books. Lançamento oficial do Concurso Estudantil do Flipoços presencial.


Às 16h, o Flipoços apresenta uma mesa lançando o livro Heresia, que retrata a ambiguidade da vida e da morte, tendo a velhice como a interface mais reflexiva entre as duas pontas. Uma conversa imperdível da autora Betty Milan com a também escritora Martha Batalha, autora do livro A vida invisível de Eurídice Gusmão. Oferecimento Editora Record.


A agenda da Sala Minas se encerra com atividade das 18h às 19h, com a mesa “Esperança Feminista”.


Em paralelo à Sala Minas, a agenda do Flipoços apresenta também uma rica agenda, disponível na Sala Gerais. Confira:


AGENDA SALA GERAIS


ATIVIDADE INFANTIL

10h às 11h - Exibição de “Meninar - O Tempo é Meu Lar” da artista Nádia Campos. O espetáculo traz um repertório do cancioneiro popular infantil brasileiro narrando um roteiro inspirado nos ciclos do dia: amanhecer, entardecer e anoitecer. Além da apresentação gravada em cenário lúdico a apresentação tem animações e imagens ilustrativas. Neste espetáculo tem participação dos músicos Guilherme Melo e João Arruda. As imagens e animação e produção são de Guilherme Melo e Nádia Campos (ALUMEIA PRODUÇÕES). A gravação foi feita no estúdio Jequitibá (João Arruda) e o cenário e iluminação foram pelo grupo Rasgacêro.


ATIVIDADE INFANTIL

14h às 15h - ATIVIDADE 3 – Mesa “Lulu Lima conta a história: O Feijão Fujão”. Este encontro é dedicado às crianças de 04 a 06 anos, que desejam se divertir com uma leitura cheia de aventura e bom humor! Uma deliciosa contação de histórias, com Lulu, sobre o Feijão Fujão conta a história de um feijão maluquinho que, cansado de não ser valorizado pelas crianças, tem uma ideia estrambólica: decide fugir da plantação e se infiltrar em um pacote de salgadinhos! Depois de muita aventura dentro e fora do pacote, o feijão acidentalmente descobre que só ele tem um poder especial, que vem diretamente da natureza. Qual será? Em tom de aventura, o livro chama a atenção para a importância de uma alimentação mais saudável e valoriza tudo o que vem da terra. Oferecimento Editora Caramiolas.


16h às 17h - ATIVIDADE 4 – Mesa "Camadas narrativas: as diversas leituras de uma mesma história" com Andréa Pelagagi, Iêda Alcantara, Luiz Zonzini. Mediadora Cláudia Marczak. Oferecimento Editora Rota Imaginária. (atividade gravada)


18h às 19h - Mesa "Vida Saudável" com Daniel Barros e Allan Dias Castro. A Poesia e a Saúde na mesma conversa entre o médico e escritor. Oferecimento Editora Sextante.