top of page

Festa de São Benedito termina neste sábado

Neste sábado, 13 de maio, feriado municipal da Festa de São Benedito em Poços de Caldas, encerra-se a programação religiosa e cultural dos festejos. Às 10h, na Capela de São Benedito, será realizada a missa festiva presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto, com a presença dos Ternos de Congos e Caiapós.


Neste ano, a procissão volta a acontecer no horário da tarde, a partir das 16h, com saída da Capela de São Benedito, percorrendo as ruas da região central da cidade, retornando à capela e encerrando a programação cultural e religiosa da centenária Festa de São Benedito em Poços de Caldas.





Participam da programação os seguintes grupos: Grupo de Caiapós do São José, Terno de São Benedito, Terno de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora do Carmo, Terno de Santa Bárbara e São Gerônimo, Terno de Santa Efigênia e Terno de Nossa Senhora da Saúde.


O 13 de maio é o dia solene da Festa de São Benedito, quando sacerdotes, congadeiros e devotos se unem nas celebrações, tanto na procissão quanto na missa. “A importância maior é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Vem de família, dos meus avós, do meu pai, da minha mãe e eu fiquei sendo a capitã”, contou, em entrevista realizada no ano de 2019, Dona Orlanda da Conceição, Capitã do Terno de Santa Bárbara e São Gerônimo, mestre reconhecida pelo Ministério da Cultura que, aos 95 anos, participa das celebrações.


Segundo a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá, a fé e a devoção a São Benedito são os motivos para continuar mantendo a tradição na Festa de São Benedito. “A tradição começou com nossos antepassados que foram lutando para cada vez mais conseguir espaço para mostrar sua devoção. E isso foi influenciando a nova geração a não deixar perder essa festividade. Essa festa é grandiosa porque envolve várias comunidades e várias gerações”, destaca.


Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.


Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros.


Feriado municipal

A Festa de São Benedito é encerrada no dia 13 de maio, feriado municipal, por conta da data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846. Ele fez a doação do terreno onde foi construída a Igreja de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira empresta seu nome à praça em frente à igreja.


De acordo com a pesquisadora e escritora Maria José de Souza, em “Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais” (2015, p.94) “o dia 13 de Maio foi escolhido para a Festa por ser o dia do aniversário do coronel Agostinho, nascido em 13 de maio de 1846, conforme o senhor Mário Benedicto Costa, neto e filho de congadeiros, em entrevista realizada no ano de 1976, ao afirmar que ele acompanhava o grupo todos os anos até a residência do coronel, onde, hoje, está localizado o Museu Histórico e Geográfico; ali eles recebiam um farto almoço e dançavam a tarde toda até a hora de subir para a procissão, no que eram acompanhados por aquele benemérito”. (SOUZA, Maria José de. Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 94).


O feriado de 13 de maio foi estabelecido pela Lei 2.053, de 14/03/1973, complementada pela Lei 4.823, de 18/12/1990, como Dia da Festa de São Benedito e reiterada pela Lei 8.433, de 19/12/2007, que estabelece Nossa Senhora da Saúde como padroeira da cidade. No Brasil, o Dia de São Benedito é celebrado em 5 de outubro.


Programação de 13 de maio – feriado do Dia da Festa de São Benedito


Missa

Horário: 10h

Local: Capela de São Benedito

Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto, com a presença dos Ternos de Congos e Caiapós.


Procissão de São Benedito

Horário: 16h

Local: Saída da Capela de São Benedito

A Procissão de São Benedito, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós, sai da Capela de São Benedito e percorre as ruas da região central da cidade, retornando à capela e encerrando a programação cultural e religiosa da centenária Festa de São Benedito em Poços de Caldas

Comments


bottom of page