top of page

Festival Rasgamundo terá 40 horas de programação gratuita em Poços de Caldas

Poços de Caldas sedia, entre os dias 20 e 23 de outubro, o Festival Rasgamundo de Artes Integradas, no Parque Municipal Antônio Molinari. Serão mais de 40 horas de programação multicultural durante os quatro dias de evento, que já tem como atrações confirmadas, Trio Sabiá, Enok Virgulino, Banda Macaxeira e Joquinha Almeida, além é claro, das atrações do Rasgacêro. Toda programação é gratuita.


Muitos “parcêros” estarão nesse encontro, que reúne diversas formas de expressões artísticas em uma grande celebração das culturas regionais, com performances e shows das mais distintas linguagens: música, teatro, circo, dança, artes visuais, cinema, cultura popular e oriental, literatura e intervenção urbana, além de atividades formativas como oficinas culturais e rodas de conversa.


“A proposta para esta edição é fazer uma ponte entre as tradições e a vanguarda. Começaremos homenageando as culturas da terra, em seguida teremos um dia dedicado somente às mulheres, na sequência um dia especial sobre diversidades e por fim, o encerramento, com um dia inteiro dedicado ao forró pé de serra“, conta Ricardo Malabi, curador do Rasgamundo.


O Festival Rasgamundo é um evento culturalmente miscigenado, colaborativo e de grande visibilidade para os artistas participantes, além de se configurar como um equipamento cultural para inúmeras outras manifestações artísticas. É espaço de transmissão e compartilhamento de saberes, colaborando para a formação cultural do ser humano, através de oficinas, vivências artísticas e espetáculos..


“Nossa principal característica é a diversidade. Reunir em um só espaço diferentes públicos, artistas, faixas etárias e classes sociais é uma grande alegria. Durante o Festival Rasgamundo é possível ver teatro infantil, música instrumental, terno de congo, maracatu, uma roda de capoeira, uma exposição fotográfica, um filme de animação, um trio de forró, palhaço, uma leitura de poesia, um grupo de dança de rua. São momentos memoráveis, cheio de emoções, cores e festa”, acrescenta Carol Carmelito, uma das produtoras do Festival.


Breve Histórico

O Festival Rasgamundo é um sonho antigo dos criadores do Grupo Rasgacêro, que é referência no cenário cultural alternativo, por suas mais de mil intervenções na rua, participações em importantes festivais nacionais e internacionais, dois CD’s, um DVD e um filme produzidos e lançados de forma independente.


A ideia era reunir artistas que, de alguma maneira, fizeram parte da trajetória dos mais de 20 anos do Rasgacêro, para criar um movimento cultural por onde o Festival passa e principalmente, para gerar trabalho e renda para toda a classe artística. O sonho foi materializado e teve a sua primeira experiência no Carnaval de Poços de Caldas em 2014. A partir de então e antes da Pandemia da Covid-19, realizou ininterruptamente no mínimo duas edições por ano, chegando a 14 edições de rua e uma edição virtual, feita em 2021 através da Lei Aldir Blanc do estado de Minas Gerais.


Como uma releitura do circo tradicional, reúne vocações artísticas nas áreas de teatro, música, dança, circo, literatura, artes visuais, culturas tradicionais e cinema, possibilitando uma imersão artística de identidade única.


Em 2019, o Festival completou sete anos de ações, oferecendo um palco democrático e de fortalecimento às manifestações culturais de rua, especialmente as que envolvem as regionalidades brasileiras. Até hoje já passaram pelo picadeiro a céu aberto do Rasgamundo mais de mil fazedores de artes, técnicos e produtores, advindos em sua maioria de Minas Gerais, mas também vindos de outros estados brasileiros e países da América Latina, como México, Chile e Argentina. De público, contabiliza mais de 100 mil espectadores, nas 15 edições anteriores. Nesta edição o público esperado é de aproximadamente 15 mil pessoas durante os 4 dias de evento. Este projeto é executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, C.A. 2018.13607.0369, com o patrocínio do Grupo DME, o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas através da Secretaria de Cultura, a realização é do Grupo Rasgacêro, a gestão é da Lavanda Cultural e a produção é da Mixiricar-te.

Comments


bottom of page