top of page

Flipoços apresenta programação especialmente dedicada à Literatura e à Música

Ao longo de 9 dias, Poços de Caldas-MG sedia o 19º Flipoços + Feira do Livro do Sul de Minas, inaugurando, este ano, a 1ª Vila Literária de Minas Gerais. O evento acontece desde 27 de abril e segue até 05 de maio, no Parque José Affonso Junqueira, com o tema “A Crônica nossa de cada dia” e, em uma tradição de diálogo com amplas manifestações culturais, dedica uma programação especial à Literatura e à Música. A agenda inclui shows diários, dentro da programação Levedo e Letras, além de palestras e lançamentos, que apresentam nomes consagrados na cena nacional e internacional.


Dentro do tema Literatura e Música estão confirmadas as ilustres presenças do biógrafo e crítico musical Júlio Maria, de João Marcelo Bôscoli (filho de Elis Regina), Eduardo Beu, Gustavo Galo, Adriana Del Ré e Fausto Fawcett, que vai lançar o livro inédito Pesadelo Ambicioso. O Festival também recebe Ruy Castro, Imortal da Academia Brasileira de Letras e reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil.


A agenda de palestras que promovem o diálogo entre Literatura e Música, bem como o acesso à toda a programação do Flipoços 2024, é gratuita e aberta ao público. Confira a programação:



LITERATURA E MÚSICA


· 30 ABRIL – TERÇA-FEIRA: 16h | Palco Sulfurosa: Literatura e Música – Crítica musical: o que podemos aprender com a análise de uma obra? | Com o jornalista e biógrafo Júlio Maria e João Marcelo Bôscoli, produtor musical e empresário brasileiro. É filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli e meio-irmão dos cantores Maria Rita e Pedro Mariano. Apresenta diariamente o programa Sala de Música na rádio CBN.


· 30 ABRIL -TERÇA-FEIRA 17h | Coreto Cultural: Sinapses Poéticas “Eu amo a Rua – de João do Rio a Aldir Blanc” – Apresentação de Eduardo Beu e Gustavo Galo. “Sinapses” é uma apresentação artística com bate-papo que aproxima a obra de um escritor homenageado a de um escritor ou artista convidado. O convidado é o cronista, dramaturgo, roteirista, escritor e performer carioca Fausto Fawcett. Durante a conversa são declamados textos, além de também ouvir gravações fonográficas raras. Os três abordam sobre o icônico João do Rio, que foi escritor, gay, preto, membro da Academia Brasileira de Letras. João não só circulava na high Society carioca e paulista, como também em Poços de Caldas. Como um flâneur tropical, inspirado em Oscar Wilde, João retratou a urbanidade carioca do início do século XX que se assemelhava com a Paris da Belle Époque e Poços entra nesta história.


· 01 DE MAIO – QUARTA-FEIRA – 14h30 | Coreto Cultural: Conversas sobre MPB – uma viagem na história da música brasileira | Com a jornalista e escritora Adriana Del Ré. É autora do livro também de “Conversas Sobre MPB – 30 Entrevistas com Importantes Nomes da Nossa Música” (Editora Letras do Brasil), que reúne 30 matérias realizadas entre 2002 e 2020 e publicadas no Estadão. Mediação do jornalista, escritor, biógrafo e crítico musical Julio Maria.


· 01 DE MAIO – QUARTA-FEIRA – 14h30 – 19h | Coreto Cultural: “Fausto Fawcett – O bardo da saturação poética-antropológica” – Lançamento do livro “Pesadelo Ambicioso” (2023) de Fausto Fawcett (Numa Editora). Eduardo Beu e Gustavo Galo conversam com Fausto sobre vida e obra, influências do escritor, cronista, letrista e dramaturgo. Fausto tem mais de 5 livros lançados (Santa Clara Poltergeist, Copacabana Lua Cheia, Favelost, Básico Instinto, Pororoca Rave), parcerias e autorias de canções que fazem parte da cultura moderna brasileira (“Rio 40 Graus” com Fernanda Abreu, “A Balada do Amor Inabalável” com Skank), além de ter poemas declamados pela Maria Bethânia em dezenas de seus shows.


· 04 DE MAIO – SÁBADO – 19h | Coreto Cultural: Encontro com o Imortal Ruy Castro | Reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros o O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019), Ruy Castro estará pela primeira vez no Flipoços e nos brinda com a palestra do tema do Festival 2024 – A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.


LEVEDO E LETRAS

A agenda de shows contará com apresentações intimistas e diversos artistas de Poços de Caldas e, ainda, com três espetáculos especiais: “O falar caipira nas músicas de Tonico e Tinoco”, que traz a presença dos filhos dos artistas clássicos caipiras. Em apresentação literomusical, Felipe Franco Munhoz realiza espetáculo em que intercala canções à leitura de trechos do livro Nirvana. A terceira apresentação de destaque será o show de blues com o artista norte-americano Keith Dunn and The Simi Brothers. Esta apresentação será o pré-lançamento do Poços É Jazz Festival, que vai acontecer de 15 a 17 de novembro deste ano.


O Festival aproveita para oferecer uma nova experiência para o público, promovendo um encontro pitoresco em meio a momentos de contemplação, relaxamento, boas prosas e um convite ao “devagar”. Nesta perspectiva, diversos shows exploram gêneros diversos em montagens intimistas e que prometem atender a amplos gostos musicais.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL LEVEDO E LETRAS

· DIA 27 – 12h às 14h30 | Palco Sesc Sulfurosa| Festa Levedo & Letras: Show com Gramophone | Oferecimento Loren Truck Beer. Intervenção do Chinook, o mascote da Maple Bear. Uma apresentação interativa do mascote mais amado do mundo, levando diversão e conhecimento para todas as crianças em um número musical super divertido!


· 27 de abril – sábado – 20h – Show com Sabrina Iwata – Oferecimento Loren Truck Beer. Do samba ao Rock – Acompanhada do músico Zeh Cruz, a participante da última temporada do The Voice Brasil e poços-caldense, interpreta clássicos do rock, mpb, rap, samba, reggae e pop com sua marcante personalidade.


· 28 de abril – domingo – 20h – Show “Elxs Ñ Sabem A Minha Língua” – Oferecimento Loren Truck Beer – variações de Hip Hop, Jazz, Rap, MPB, Spoken Word com Vinicius Terra e BUZU Dj Set. Um delicioso show que mistura estilos e enaltece a lusofonia.


· 29 de abril – segunda – 20h30 – Folk Marco Querubini e Flávia Jorge. Oferecimento Loren Truck Beer.


· 30 de abril – terça – 20h30 – Pré-lançamento do Poços É Jazz 2024 – Oferecimento Sesc Minas – Depois do retumbante sucesso com a passagem do artista americano Dylan Triplett pelo Poços é Jazz Festival, em 2022, os irmãos Simi trazem para o Flipoços 2024 o artista internacional Keith Dunn – cantor, gaitista, compositor e produtor de Boston e que atualmente vive em Rotterdam, Hollanda. Danilo e Nicolas Simi, sempre atuando com os gêneros Blues, Soul, R&B, R&R, dentre outros, em parceria com a curadoria do Flipoços, promovem este show incrível como pré-lançamento oficial do “Poços É Jazz Festival – Literatura e Jazz, lado a lado”, evento que vai acontecer de 15 a 17 de novembro.


· 01 de maio – quarta – 12h – The Bartos – Oferecimento Loren Truck Beer e Astra Produções.


· 01 de maio – quarta – 20h30 – Apresentação Literomusical – “O falar caipira nas músicas de Tonico e Tinoco” com Tarcísio Manuvéi, Zeka Perez, Gerson Curió e Paulo Nunes. Roda de viola, com uma conversa agradável e íntima. Durante o espetáculo, à medida que as canções são apresentadas, Zeka Perez, filho de Tinoco, narra uma curiosidade relacionada a cada uma destas músicas e como elas foram compostas ou gravadas. Gerson Curió contextualiza o ano de gravação destas composições e fatos relevantes da história do Brasil daquele período e o poeta Paulo Nunes descreve as expressões e formas de fala utilizadas nas letras e como estas ocorrências se relacionam com a história de Tonico e Tinoco. Oferecimento Sesc Minas.


· 02 de maio – quinta – 19h30 – Show John Charge. Oferecimento Loren Truck Beer.


· 03 de maio – sexta – 16h30h – Show Trio Harmônico. Oferecimento Loren Truck Beer.


· 03 de maio – sexta – 20h30h – Show Viva La Vida. Oferecimento Loren Truck Beer.


· 04 de maio – sábado – 17h30 – Show Literomusical Felipe Munhoz.


· 04 de maio – sábado – 20h30 – Show Hostyel. Oferecimento Loren Truck Beer.


· 05 de maio – domingo – 12h30 e 16h* – Araçá Quarteto // Samba Lux.

Oferecimento Loren Truck Beer.


FLIPOÇOS 2024

O Festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Sebrae, Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável – Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva – Telemídia. Festivais parceiros – Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.


Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Comments


bottom of page