top of page

Flipoços recebe Alexandre Coimbra Amaral nesta segunda-feira

Teve início, no último sábado (27), o 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços 2024, que segue até 05 de maio. A programação apresenta uma agenda com grandes nomes da literatura e do pensamento crítico e representantes de diversos gêneros literários, contando com cerca de 160 atrações.


Nesta segunda (29), a programação tem início às 08h da manhã e segue até à noite. Apresentando 'Toda ansiedade merece um abraço', o evento recebe, nesta segunda-feira (29), às 19h, no Coreto Cultural, Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo e escritor, que estará pela primeira vez em Poços de Caldas-MG.

 

Autor de A Exaustão no topo da montanha, Amaral propõe uma conversa franca, empática e muito acolhedora sobre um dos maiores sofrimentos que afligem a sociedade atual: a ansiedade. Oferecimento Editora Planeta.

 

Mais cedo, às 10h, também no Coreto Cultural, a agenda destaca a atividade infanto-juvenil “Literatura Indígena de autoria feminina e Mini Sarau Filhas da Terra”, com apresentação do Projeto de Fomento à Leitura: Álbum Guerreiras da Ancestralidade, vencedor do Prêmio Jabuti 2023, com Eva Potiguara - escritora e poeta, finalista do Prêmio Jabuti 2023, na categoria livro de Poesia, Ju Cassou, cantora, musicista e poeta, Luana Guarani, enfermeira, artesã e poeta e Vanessa Guarani Ratton, que vai lançar o livro infantil Contos Indígenas de Pindorama.

 

Ao longo de todo o dia, diversas atrações marcam a programação, que mantém sua característica eclética e voltada a um público extremamente amplo, confira:

 

 

29 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA

 

“Buscando palavras e superando desafios com o Mago do Alfabeto” com o escritor Dommingos Guimarães. Baseado no livro Liporema Meropil - a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais, que consegue proezas mirabolantes como escrever páginas sem cada uma das vogais. Participação especial de Sérgio Lima com o violão para animar a cantoria das músicas dos livros.


Pé de Mudança | Com Anderson Maurício. É um rito-instante de plantar mudanças no mundo. Uma convocação e celebração que o poeta e multiartista Anderson Maurício propõe com seu Realejo do Cultivo e livro Oráculo da Missão aos participantes, em perceber que a mudança se faz necessária para renovar os desejos, os pactos e os ciclos.

 

A misteriosa história de ca.di.re.me | com a escritora Tatiana Filinto. Por meio de cadernos, diários, registros e memórias, duas pré-adolescentes e uma senhora de 84 anos estabelecem relações de amizade que ultrapassam as fronteiras do tempo. Acontecimentos enigmáticos dentro da cidade de Poços de Caldas compõe essa história de aventura, amizade, transformação e amor. Apoio Editora Boitempo/Boitatá.

 

Literatura Indígena de autoria feminina e Mini Sarau Filhas da Terra”. Apresentação do Projeto de Fomento à Leitura: Álbum Guerreiras da Ancestralidade, vencedor do Prêmio Jabuti 2023 com Eva Potiguara é escritora e poeta, finalista do Prêmio Jabuti 2023 na categoria livro de Poesia, Ju Cassou, cantora, musicista e poeta, Luana Guarani, enfermeira, artesã e poeta e Vanessa Guarani Ratton, que vai lançar o livro infantil Contos Indígenas de Pindorama.

 

Apresentação do Curta Nossa Louca Resistência, de Carlos Ratton. História dos 30 anos de intervenção da Casa de Saúde Anchieta, conhecida como a Casa dos Horror, devido a maus tratos sofridos por pacientes de saúde mental e que hoje é uma ocupação de pessoas sem moradia na cidade de Santos-SP.

 

Oxalá e Quiçá - que brincadeira é essa? | Dois livros-álbum de títulos rimados, ritmados, sonoros. Dois livros-álbum feitos por duas autoras. Quem veio primeiro? Serão gêmeos bivitelinos, Quiçá e Oxalá?! Que livros são esses que se aparentam tanto, mas não são nada nada iguais? Que brincadeira propõem?  A autora do texto, Tatiana Filinto, lerá um destes livros com a participação da plateia enquanto imagens feitas pela autora das ilustrações, Flávia Bomfim, passam ao fundo. Todas as perguntas do mundo podem ser feitas! Todas as leituras do mundo podem ser feitas! Editora Peirópolis.

 

Primeira Sessão Volta ao Mundo com Gilles Eduar | Comemorando não somente 40 anos de carreira de Gilles nas Artes Visuais, como também 30 anos de Literatura Infantil. Gilles Eduar escritor e ilustrador franco brasileiro, vai conversar com as crianças sobre seus livros, em especial, o lançamento O Planeta de A a Zebra + 500 palavras. Participação especial da escritora Maria Eduar.

 

Segunda Sessão | Volta ao Mundo com Gilles Eduar – Comemorando não somente 40 anos de carreira de Gilles nas Artes Visuais, como também 30 anos de Literatura Infantil. Gilles Eduar escritor e ilustrador franco brasileiro, vai conversar com as crianças sobre seus livros, em especial, o lançamento “O Planeta de A a Zebra + 500 palavras”. Participação especial da escritora Maria Eduar.

Contação de Histórias com Alex Andrade | Autor de vasta obra para crianças, retorna ao Flipoços para encantá-las com suas lindas histórias.

 

Literatura e Divulgação Científica | Lutas ambientais e políticas na crônica - Deus Criou Primeiro um Tatu | com Yvonne Miller. Nesta coletânea, a autora se alimenta da vida na Mata Atlântica pernambucana para escrever a poesia do dia a dia. O livro homônimo é leve e divertido, mas também crítico e político quando precisa. Mediadora Sandra Espilotro.


A arte marginal nas crônicas periféricas - o dia a dia da cultura hip hop | Com o rapper e escritor Vinícius Terra, o escritor Israel Neto escritor, dramaturgo e MC e Dani Werneck artista visual e muralista (responsável pelo painel em homenagem aos 90 anos da escritora Nélida Piñon). Mediadora Samantha Buglione.

 

Segunda Exibição de Curtas Literários e de Educação, premiados da Mostra de Cinema de Fama. Apresentação Aryanne Ribeiro.

 

Literatura e Autoconhecimento | Toda ansiedade merece um abraço | Com Alexandre Coimbra Amaral (autor de A Exaustão no topo da montanha). Pela primeira vez em Poços de Caldas o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral propõe uma conversa franca, empática e muito acolhedora sobre um dos maiores sofrimentos que afligem a sociedade atual: a ansiedade. Oferecimento Editora Planeta.

 

Alexandre Coimbra Amaral

Duo MPB Folk com Flavia Jorge e Marco Querubini.

 


FLIPOÇOS 2024

O Festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável - Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva - Telemídia. Festivais parceiros - Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.

 

Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Comments


bottom of page