top of page

IMS Poços promove conversa 'Fotografia e Identidade: Madalena Schwartz e o Diálogo com a Diversidade'



Na quinta, dia 7, o IMS Poços promoverá uma conversa com Jorge Schwartz, filho da fotógrafa Madalena Schwartz, cuja obra marcante está sendo revisitada na exposição 'As Metamorfoses – Travestis e transformistas na São Paulo dos anos 70' no IMS Poços.


Madalena Schwartz, figura central na fotografia paulista, destacou-se pelo seu notável trabalho no retrato, especialmente ao capturar a efervescência cultural da década de 1970 em São Paulo. A conversa, mediada pela professora e psicóloga Fernanda Resende, abordará a relevância da obra de Madalena Schwartz nos dias de hoje, explorando não apenas a técnica fotográfica, mas também a importância cultural e social de seu trabalho. A entrada é gratuita. 



SOBRE OS PARTICIPANTES


Jorge Schwartz

Graduado em estudos latino-americanos e inglês pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Jorge Schwartz obteve mestrado e doutorado em teoria literária e literatura comparada na USP, onde foi professor titular de literatura hispano-americana. É autor de numerosos livros e artigos de crítica de artes visuais e literatura, além de curador de diversas exposições. Dirigiu o Museu Lasar Segall (Ibram/ MinC). Pela Companhia das Letras, publicou Fervor das vanguardas e Borges babilônico, entre outros títulos.


Fernanda Resende

Possui graduação em Psicologia pela PUC Minas em Belo Horizonte (1997), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2002) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2015). Atuando como professora do ensino superior desde 2001, concentra seus estudos há muitos anos nas questões biopsicossociais da adolescência e juventude, além da saúde mental das pessoas LGBTQIAP+. Seus temas de pesquisa incluem preconceitos, discriminações, gordofobia, pressão estética, feminismos, adolescências, relações parentais, gênero e sexualidades.


COMO PARTICIPAR

Quando: 7/3/2024, quinta, às 19h

Onde: IMS Poços Rua Teresópolis, 90 Poços de Caldas/MG

Entrada gratuita

Grátis, lugares limitados (85 vagas).

Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Comments


bottom of page