Lei cria o Dia Municipal dos Ternos de Congos em Poços de Caldas

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, sancionou no último domingo (22) a Lei Nº 9.589, que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos. A assinatura foi realizada durante o encontro de Ternos de Congos e Caiapós, no Museu Histórico e Geográfico, dentro da programação artística dos festejos de São Benedito e da 20ª Semana Nacional dos Museus.


A Lei Nº 9.589 foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (23).


O Dia Municipal dos Ternos de Congos será comemorado anualmente no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município.


De autoria do vereador Douglas Eduardo de Souza, a lei foi aprovada por unanimidade no último dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação cultural relacionada à Festa de São Benedito.


“Quero parabenizar o vereador Douglas pela excelente iniciativa, estendendo os agradecimentos a todos os vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade. Somos privilegiados por vivenciar os 150 anos de Poços e, hoje, damos um passo importante para que, daqui 150 anos, a cidade mantenha essa tradição, eternizando essa manifestação cultural tão significativa”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.


Foto: Lavinia Du Valle

A mestra da Cultura Popular pelo extinto Ministério da Cultura e capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Dona Orlanda da Conceição, de 94 anos, também esteve presente ao encontro.


“É com muita alegria que nós conseguimos mais essa bênção, que é a criação do Dia dos Ternos de Congos. Muito obrigada a todos os nossos congadeiros, ao vereador Douglas e todos os vereadores, ao prefeito Sérgio e ao secretário Gustavo”, ressaltou a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino.


O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, falou da alegria e da emoção de ter garantido em Lei uma comemoração que preserva e valoriza a tradição dos Ternos de Congos em Poços de Caldas. “Ano passado, a Associação e a Secretaria Municipal de Cultura já desenvolveram ações no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito. A partir de agora, as celebrações passam a integrar o calendário de eventos do município, assim como o Dia do Caiapó, celebrado em 11 de maio”, pontua.


Foto: Lavinia Du Valle

Semana Nacional de Museus Dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas desenvolveu ações relacionadas à valorização e preservação das manifestações culturais tradicionais de Poços de Caldas.

Além do encontro do último domingo, no sábado foi realizada a Contação de Histórias “São Benedito e Poços de Caldas”, com a participação do jornalista Roberto Tereziano, do embaixador do Terno de Congo de São Benedito, Ailton Santana (Mestre Bucha), do capitão do Terno de Congo de Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa (Seu Ditinho) e do Chefe do Caiapó da Vila Cruz, Vitor Caveira.


Desde o último dia 14, está em cartaz no Museu a exposição “Viva São Benedito”, que conta a história dos festejos em louvor ao Santo na cidade de Poços de Caldas e região, através de fotos, coleções, imagens e itens religiosos de valor inestimável para os devotos de São Benedito. A mostra segue aberta ao público até 3 de julho de 2022, das 10h às 16h, de terça a sexta-feira; aos sábados, das 14h às 17h; e aos domingos das 10h às 13h (feriados, consultar horários).