top of page

Poços de Caldas terá encenações da paixão e morte de Cristo, dentro do projeto turístico Minas Santa

A Semana Santa em Poços de Caldas, no Sul de Minas, vai contar com encenações da paixão e morte de Cristo, que integram o projeto turístico Minas Santa, do Governo de Minas Gerais.


A programação terá início no dia 27, quarta-feira, às 20 horas, com a encenação da Paixão de Cristo, do Grupo de Teatro Palavra Viva, da Basílica Nossa Senhora da Saúde, a igreja matriz da cidade. Com ensaios a todo vapor, a produção conta com mais de 70 integrantes voluntários, entre atores, cenógrafos e produtores. A primeira encenação ocorreu em 2018 e, desde então, o grupo busca aprimorar e trazer novidades ao público.


“Em todas as edições são realizados novos estudos sobre o texto. Este ano, teremos duas cenas inéditas, que ocorrem antes do julgamento feito por Pilatos. Essas cenas são importantes para que o público compreenda como foi dada a perseguição a Jesus”, destaca o coordenador do grupo, Fabrício Romão.


A história irá contemplar os últimos momentos de Jesus, da Santa Ceia até a crucificação. O grupo propõe uma dinâmica ativa, convidando os presentes a acompanhar as cenas que se dão dentro e fora da igreja. O evento é gratuito e tem duração de 1 hora e 20 minutos.


Sexta-feira da Paixão

Já na Sexta-feira da Paixão, no dia 29, às 19h30, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, a Paróquia São Sebastião realiza a Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz. O aguardado evento costuma reunir grande público.


Os atores são todos voluntários da paróquia, que participam das pastorais ou frequentam a igreja, totalizando aproximadamente 350 pessoas envolvidas, entre elenco de palco, formado por 70 personagens, 90 figurantes, contrarregras, figurinistas, técnicos de som, cenografia, equipe de cozinha, montagem de andor, transporte, entre outros.


ree

O texto de autoria de Carlos Alberto de Souza começou a ser encenado na cidade vizinha de Botelhos, por meio do Padre José Maria, nos 17 anos em que esteve naquela paróquia. Com a vinda do padre para Poços de Caldas, a apresentação também passou a ser realizada no município.


Os ensaios tiveram início no mês de fevereiro. A montagem de toda a estrutura tem início na sexta-feira (29), no início do dia, para que tudo esteja pronto para a grande encenação. O espetáculo tem duração de cerca de 1h30. Na sequência, os fiéis acompanham a procissão, do lado de fora do estádio, que faz parte da celebração. A organização solicita aos presentes que, se possível, façam a doação de 1 kg de alimento não perecível para doação às famílias em situação de vulnerabilidade social.


Pelos Caminhos do Gólgota

No Sábado de Aleluia, às 20h, no Mirante Santa Rita, o Grupo de Teatro Trancos e Barrancos apresentará a consagrada peça “Pelos Caminhos do Gólgota”, tradição na Semana Santa da cidade há mais de 30 anos, sendo parte importante da história do teatro local.


O texto é de Carlos Alberto Casalinho, escritor, ator e professor poços-caldense, com direção e produção de Luiz Munhoz, ator, diretor, produtor cultural e fundador do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos.


“Pelos Caminhos do Gólgota é uma emocionante e transformadora experiência artística cultural para nossa comunidade. O público pode esperar grandes surpresas e reflexões, já que a peça foi realinhada pelo próprio autor do texto, colocando em pauta as questões contemporâneas como as dificuldades, desafios e conquistas do mundo atual, com o contexto artístico da apresentação”, destaca o diretor Luiz Munhoz.


A apresentação da peça “Pelos Caminhos do Gólgota” é viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Já a encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz é uma realização da Paróquia São Sebastião, com apoio logístico da Prefeitura.


Serviço Encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva

Quando: 27/3 (quarta-feira), às 20h

Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde

Gratuito


Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, da Paróquia São Sebastião

Quando: 29/3 (sexta-feira), às 19h30

Local: Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão)

Gratuito (solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível)


“Pelos Caminhos do Gólgota”, do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos

Quando: 30/3 (sábado), às 20h

Local: Mirante Santa Rita

Gratuito

 

 
 
bottom of page