top of page

Poços de Caldas terá encenações da paixão e morte de Cristo, dentro do projeto turístico Minas Santa

A Semana Santa em Poços de Caldas, no Sul de Minas, vai contar com encenações da paixão e morte de Cristo, que integram o projeto turístico Minas Santa, do Governo de Minas Gerais.


A programação terá início no dia 27, quarta-feira, às 20 horas, com a encenação da Paixão de Cristo, do Grupo de Teatro Palavra Viva, da Basílica Nossa Senhora da Saúde, a igreja matriz da cidade. Com ensaios a todo vapor, a produção conta com mais de 70 integrantes voluntários, entre atores, cenógrafos e produtores. A primeira encenação ocorreu em 2018 e, desde então, o grupo busca aprimorar e trazer novidades ao público.


“Em todas as edições são realizados novos estudos sobre o texto. Este ano, teremos duas cenas inéditas, que ocorrem antes do julgamento feito por Pilatos. Essas cenas são importantes para que o público compreenda como foi dada a perseguição a Jesus”, destaca o coordenador do grupo, Fabrício Romão.


A história irá contemplar os últimos momentos de Jesus, da Santa Ceia até a crucificação. O grupo propõe uma dinâmica ativa, convidando os presentes a acompanhar as cenas que se dão dentro e fora da igreja. O evento é gratuito e tem duração de 1 hora e 20 minutos.


Sexta-feira da Paixão

Já na Sexta-feira da Paixão, no dia 29, às 19h30, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, a Paróquia São Sebastião realiza a Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz. O aguardado evento costuma reunir grande público.


Os atores são todos voluntários da paróquia, que participam das pastorais ou frequentam a igreja, totalizando aproximadamente 350 pessoas envolvidas, entre elenco de palco, formado por 70 personagens, 90 figurantes, contrarregras, figurinistas, técnicos de som, cenografia, equipe de cozinha, montagem de andor, transporte, entre outros.



O texto de autoria de Carlos Alberto de Souza começou a ser encenado na cidade vizinha de Botelhos, por meio do Padre José Maria, nos 17 anos em que esteve naquela paróquia. Com a vinda do padre para Poços de Caldas, a apresentação também passou a ser realizada no município.


Os ensaios tiveram início no mês de fevereiro. A montagem de toda a estrutura tem início na sexta-feira (29), no início do dia, para que tudo esteja pronto para a grande encenação. O espetáculo tem duração de cerca de 1h30. Na sequência, os fiéis acompanham a procissão, do lado de fora do estádio, que faz parte da celebração. A organização solicita aos presentes que, se possível, façam a doação de 1 kg de alimento não perecível para doação às famílias em situação de vulnerabilidade social.


Pelos Caminhos do Gólgota

No Sábado de Aleluia, às 20h, no Mirante Santa Rita, o Grupo de Teatro Trancos e Barrancos apresentará a consagrada peça “Pelos Caminhos do Gólgota”, tradição na Semana Santa da cidade há mais de 30 anos, sendo parte importante da história do teatro local.


O texto é de Carlos Alberto Casalinho, escritor, ator e professor poços-caldense, com direção e produção de Luiz Munhoz, ator, diretor, produtor cultural e fundador do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos.


“Pelos Caminhos do Gólgota é uma emocionante e transformadora experiência artística cultural para nossa comunidade. O público pode esperar grandes surpresas e reflexões, já que a peça foi realinhada pelo próprio autor do texto, colocando em pauta as questões contemporâneas como as dificuldades, desafios e conquistas do mundo atual, com o contexto artístico da apresentação”, destaca o diretor Luiz Munhoz.


A apresentação da peça “Pelos Caminhos do Gólgota” é viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Já a encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz é uma realização da Paróquia São Sebastião, com apoio logístico da Prefeitura.


Serviço Encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva

Quando: 27/3 (quarta-feira), às 20h

Local: Basílica Nossa Senhora da Saúde

Gratuito


Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, da Paróquia São Sebastião

Quando: 29/3 (sexta-feira), às 19h30

Local: Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão)

Gratuito (solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível)


“Pelos Caminhos do Gólgota”, do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos

Quando: 30/3 (sábado), às 20h

Local: Mirante Santa Rita

Gratuito

 

Comments


bottom of page