top of page

Programação da Semana Nacional de Museus tem início em Poços de Caldas nesta terça-feira

De 16 a 21 de maio, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Calas realiza a programação local dentro da 21ª Semana Nacional de Museus. Para 2023, a temática escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, para lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. A programação vai contar com apresentações de grupos artísticos locais de artes cênicas, intervenções visuais, artes integradas, oficinas e palestras.


Em Poços de Caldas, o evento terá início na próxima terça-feira (16), às 15h, no MHGPC, com a abertura da exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem”, com curadoria do professor e arquiteto Antonio Carlos Rodrigues Lorette. A mostra reúne fotos, cartões-postais, recortes de jornal, coleções de objetos variados, com o intuito de valorizar e conscientizar sobre a história das águas em Poços, com o sentido da cura e outros benefícios.


A mostra fica em cartaz de 16 de maio a 2 de julho e é dividida em cinco subtemas: águas que embelezam a cidade, curam o corpo e a alma, revelam a natureza, alimentam o ser e as águas que divertem e exercitam. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 10h às 16h; aos sábados, das 14h às 17h e domingos, das 10h às 13h.


A Semana Nacional de Museus engloba o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Na ocasião, são realizadas diversas atividades visando ampliar o diálogo entre as instituições e o público, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.


Confira a programação completa:

21ª Semana Nacional de Museus - de 16 a 21/5


16/05 - terça - 15h Abertura da exposição “O Tempo e a Água: Milagre da Cura à Construção da Paisagem” Sala de Exposição Temporária Nini Mourão


De 16 a 21/5 Exposição “Corpo-Rio: para onde mergulhamos?” Espaços diversos do MHGPC


18/05 - quinta - 10h30 Contação de histórias “Entre Histórias e Cantorias” Para crianças de 4 a 7 anos No pátio do MHGPC


19/05 - sexta - 15h “Olhar Sulfuroso - Diálogos sobre a cidade e patrimônio” Biblioteca Nilza Botelho Megale - MHGPC


20/05 - sábado - 16h30 Espetáculo “Lendas” Biblioteca Nilza Botelho Megale - MHGPC


20/05 - sábado - 18h30 “#OcupaMIA no Museu” Pátio do MHGPC


21/05 - domingo - 10h Espetáculo “Arautos, Folieiros e Batuqueiros” Praça do Museu

Komentar


bottom of page