top of page

Semana Santa Cultural terá encenações da Paixão de Cristo e Vila da Páscoa

A Semana Santa Cultural de Poços de Caldas vai contar com encenações da paixão e morte de Cristo, no feriado de sexta-feira, 7 de abril, além da Vila de Páscoa, integrando também a campanha Minas Santa, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.


Na sexta-feira (7), às 19h30, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, a Paróquia de São Sebastião realiza a Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, com a participação de agentes pastorais voluntários, com a expectativa de grande público.


Ainda na Sexta-feira da Paixão, às 20h, na Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante), o Grupo de Teatro Trancos e Barrancos apresenta a consagrada peça “Pelos Caminhos do Gólgota”, tradição na Semana Santa na cidade há mais de 30 anos, sendo parte importante da história do teatro local.


O texto é de Carlos Alberto Casalinho, escritor, ator e professor poços-caldense, com direção e produção de Luiz Munhoz, ator, diretor, produtor cultural e fundador do Grupo de Teatro Trancos e Barrancos. “Pelos Caminhos do Gólgota é uma emocionante e transformadora experiência artística cultural para nossa comunidade. O público pode esperar grandes surpresas e reflexões, já que a peça foi realinhada pelo próprio autor do texto, colocando em pauta as questões contemporâneas como as dificuldades, desafios e conquistas do mundo atual, com o contexto artístico da apresentação”, destaca o diretor Luiz Munhoz.


A apresentação da peça “Pelos Caminhos do Gólgota” é viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Já a encenação da Paixão e Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz é uma realização da Paróquia São Sebastião, com apoio logístico da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes, Turismo e Cultura.


Vila da Páscoa Com o intuito de fomentar ainda mais o turismo no município, Poços de Caldas vai contar novamente com a Vila de Páscoa. De 7 a 30 de abril, crianças e adultos vão se encantar com a decoração interativa e brinquedos temáticos, na Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante).


“A Vila da Páscoa é uma ideia inovadora que veio para ficar. Foi um grande sucesso no ano passado e esperamos novamente um excelente público em 2023. Teremos brinquedos e enfeites interativos para que todos possam tirar fotos e aproveitar este momento do ano”, afirma o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca.


Minas Santa A campanha Minas Santa visa divulgar a programação da Semana Santa no estado, nos moldes da iniciativa Carnaval da Liberdade, com o objetivo de estruturar, capacitar e promover o turismo da fé no estado, por meio do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística e do projeto turístico Minas Santa, voltado para a Semana Santa.


“A ação estratégica da promoção dos destinos turísticos pela programação da fé, neste período em especial, desdobra-se em política pública de proteção dos bens culturais que, de forma ampla, visa contemplar todas as expressões da fé, para além das denominações religiões e evidencia que a crença e o sagrado estão presentes no fazer/ser cultural das pessoas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.


A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo abriu cadastro para todos os municípios inscreverem os eventos e manifestações da fé de todas as religiões programados para a Semana Santa 2023. Por meio da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Poços de Caldas já registrou suas manifestações culturais ligadas à data.


A pedagoga da DPCT, Sônia Sanches, informa que tanto a peça teatral Pelos Caminhos do Gólgota como a encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz são ações de longa duração culturalmente importantes para o município e devem estar no mapeamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).


Programação

7 de abril – Sexta-feira da Paixão 19h30 – Encenação da Paixão e Morte de Jesus na Cruz – Paróquia São Sebastião - Estádio Municipal “Dr. Ronaldo Junqueira”


20h - “Pelos Caminhos do Gólgota” - Grupo de Teatro Trancos e Barrancos - Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante)


Vila da Páscoa – Praça dos Imigrantes (Xadrez Gigante) De 7 a 30 de abril

Comentarios


bottom of page