top of page

Sesc traz poeta vencedora do prêmio Jabuti a Poços de Caldas

Circuito atuante em todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores, a edição 2023 do Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras estará em Poços de Caldas entre os dias 16 e 22 de maio.


O projeto nacional do Sesc levará apresentações artísticas, palestras, debates e oficinas a várias partes do Brasil. A programação contempla múltiplas possibilidades de manifestações literárias, democratizando a experiência cultural do público. Para isso, as atrações são divididas em três frentes:


Circuito dos Autores: promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público;


Circuito de Oralidades: apresentação em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;


Circuito de Criação Literária: ação formativa que, por meio de oficinas, possibilita a reflexão e a criação nas diferentes formas e práticas de escrita.


Em Poços de Caldas, o Circuito Criação Literária terá a oficina Poéticas do Afeto, com o escritor, diretor e dramaturgo sergipano Euler Lopes, na biblioteca do Sesc Poços de Caldas. A atividade tem foco em novas formas de pensar a escrita em meio ao contexto atual de desastres ambientais, pandemias, guerras, polarizações políticas e dissidências, propondo reflexões sobre como essas existências interferem na forma como escrevemos narrativas. O Circuito Oralidades terá apresentação artística do ator Cadu Cinelli, no Parque José Affonso Junqueira. No Circuito Autores, no Salão Nobre do Sesc Poços de Caldas, o debate será entre os autores Edyr Augusto (PA) e Luiza Romão (SP), atual ganhadora do prêmio Jabuti como melhor livro de poesia em 2022 (“Também guardamos pedras aqui” - Editora Nós).




Sobre os artistas

Euler Lopes atua na direção e dramaturgia do grupo de teatro A Tua Lona desde 2010. Publicou os livros “10 afetos”, “+10 Afetos” e “Bolor” e possui textos teatrais montados por outras companhias, dentre elas a cia. Nuclearte de Poços de Caldas. A oficina “Poéticas do Afeto: escritas para o fim do mundo” tem o intuito de refletir sobre novas formas de pensar a escrita na atualidade. Enquanto escritores, como traduzimos os tempos de hoje, repletos de desastres ambientais, pandemias, guerras, polarizações políticas e dissidências. A oficina também pretende refletir sobre novas definições de corporalidades e como essas existências interferem na forma como escrevemos narrativas. Por meio de exercícios práticos, a oficina provoca os participantes a escreverem em diálogo com essa ideia de mundo que explode diariamente diante dos nossos olhos.


Cadu Cinelli é ator, artista educador e têxtil, contador de histórias, escritor e diretor teatral. Formado em Artes Cênicas pela UniRio (2001), ele já levou seus conhecimentos por meio de oficinas e apresentações a várias cidades do Brasil e do exterior. Atualmente reside em Curitiba onde, desde 2017, desenvolve o projeto “Percursos Afetivos”, sobre narração de histórias itinerantes com bicicletas, narrando e dialogando com os territórios que percorremos.


Edyr Augusto tem uma carreira consolidada como autor de histórias ácidas e cruas, situadas na Amazônia, mas que poderiam se passar em qualquer grande centro urbano. Ler seus livros é sofrer um tratamento de choque: a velocidade brutal aliada à barbárie potencializa ao extremo o realismo presente em cada frase seca e cortante de suas narrativas.


Luiza Romão é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo com um trabalho sobre poetry slam, voz, performance poética e spoken word no Brasil. Há quase uma década participa do movimento de slam e saraus da cidade de São Paulo, tendo sido vice-campeã brasileira em 2014 (SLAM BR). É autora dos livros: “Coquetel Motolove” (selo doburro/2014), “Sangria” (selo doburro/2014; edição bilíngue), “Também guardamos pedras aqui” (Editora Nós/2021; Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro de Poesia).

SERVIÇO - Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras em Poços de Caldas

Circuito Criação Literária - Oficina: Poéticas do Afeto, com Euler Lopes

Data: 16/05 a 22/05

Horário: 19h às 22h

Local: Biblioteca do Sesc Poços de Caldas - Rua João Inácio Dalmont, 65 – Funcionários -

Poços de Caldas/MG

Valor: R$ 13 (trabalhador do comércio) e R$ 20 (público em geral)


Circuito Autores - Debate: Edyr Augusto e Luiza Romão

Data: 19/05

Horário: 19h30

Local: Salão Nobre do Sesc Poços de Caldas


Circuito Oralidades – Apresentação Artística: Cadu Cinelli

Data: 20/05

Horário: 19h30

Local: Parque José Affonso Junqueira - Av. Francisco Salles, s/n - Centro - Poços de Caldas

Gratuito

*Obs.: para participar do evento, o participante precisará de uma bicicleta ou patins

Comments


bottom of page