Neste sábado, 18 de novembro, a partir das 16h, o projeto ‘Toques Ancestrais’ realizará uma ação para promover o encontro de ogãs e de outros membros de religiões de matrizes africanas. O evento acontece no Mirante Santa Rita, espaço que vem recebendo atividades de vários projetos culturais na cidade.
A proposta enaltece as raízes dos grupos tradicionais que necessitam de um trabalho intenso de valorização e de preservação, evidenciando a riqueza da cultura afro-brasileira, em especial as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé, propondo a quebra de paradigmas e preconceitos que muitas vezes são atrelados à elas.
A equipe idealizadora do projeto, que é formada por Augusta Clementino, Jéssica dos Santos, Leonardo Augusto e Roberton Peregrino, destaca a importância da valorização dos ogãs como forma de enriquecimento e celebração da diversidade na cultura brasileira.
No Mirante, a ação trará cânticos e toques de celebração às divindades, além de outras canções populares de samba de roda, promovendo um encontro alegre e destinado a todos os públicos, pregando o respeito às diferenças individuais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva para todos, sem distinção de gênero, religião ou condição social.
Esta é também uma ação promocional para convidar a comunidade e turistas a prestigiarem o ‘Encontro de Ogãs’, que será realizado no dia 26 de novembro, domingo, a partir das 16h, no Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca). Mais informações sobre o encontro serão divulgadas em breve através das redes sociais @encontrodeogasecurimbas e @carvalhoagenciacultural, onde é possível encontrar registros dos eventos passados.
‘Toques Ancestrais’ é um projeto cultural viabilizado com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas e produção de Alyson Dias e Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural.
SERVIÇO
Toques Ancestrais
Data: sábado, 18 de novembro de 2023
Horário: a partir das 16h
Local: Mirante Santa Rita - Rua Júpiter, 1, Bairro Santa Rita, Poços de Caldas
*gratuito
Comments