top of page

Carnaval 2025: Charanga dos Artistas traz 17 grupos, 8 bonecos e homenagem a Sílvio Santos

Foto do escritor: Descubra Poços de CaldasDescubra Poços de Caldas

Queridíssima do público e marca registrada do Carnaval de Poços de Caldas, a Charanga dos Artistas, com sua alegria característica, traz para 2025, 17 companhias cênicas e 8 bonecos gigantes em uma grande celebração da arte e da cultura, ao som das marchinhas de todos os tempos.


Já na sexta-feira (28), às 18h, a Charanga participa da abertura oficial do Carnaval 2025, na tradicional entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, nas escadarias da antiga Prefeitura, na Avenida Francisco Salles.


De sábado a terça-feira de Carnaval (de 1 a 4 de março), no Parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Hotel, das 16h às 19h, os foliões de todas as idades vão poder se divertir, dançar e interagir com os bonecões, grupos de teatro e dança e muita música, com a Banda do Miguelzinho.


A Charanga dos Artistas integra a programação oficial do Carnaval, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Todo ano, o grupo faz homenagens a artistas, escritores, personalidades e temas diversos, por meio dos grupos de teatro e dança que fazem parte da Charanga, além dos bonecos gigantes e a participação mais que especial do Rei Momo Marquinho Oliveira.



Homenagem a Sílvio Santos

Em 2025, a Charanga dos Artistas vai homenagear o maior comunicador brasileiro, Silvio Santos, falecido no ano passado, aos 93 anos, com um boneco especial do apresentador, empresário, produtor, radialista e cantor, conhecido como o rei da TV brasileira, que ficou no ar por mais de 60 anos.


A homenagem aos mestres da cultura tradicional de Poços de Caldas, com os bonecos de Dona Orlanda, Seu Joaquim, Seu Pedro Caiapó e Seu Luiz Siqueira, continua neste ano, assim como os bonecos do compositor Aldir Blanc, em alusão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do ator e produtor cultural de Poços de Caldas, Roni Mocchegiani, falecido em 2022. O personagem A Barata, de Tieris Braido, foi escolhido como Bufão da Charanga no ano passado e também terá seu boneco gigante.


História

Desde 2001, o Carnaval de Poços de Caldas conta com a irreverência da Charanga dos Artistas, que reúne companhias cênicas locais e bonecos gigantes, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas.


Criada como forma de unir a classe artística para reverenciar personalidades locais, nacionais e internacionais, a Charanga resgata a alegria do “brincar carnaval”, ao mesmo tempo em que traz para a festa momesca ícones da literatura, do cinema, da música e personagens que se destacaram em diversas áreas de atuação.


Além das marchinhas e da caracterização dos artistas, bailarinos e bonecos, o diferencial da atração é a interação com o público, que é parte fundamental do espetáculo. Em 2025, a Charanga dos Artistas completa 24 anos de garantia de diversão para a família durante todos os dias de Carnaval.


Neste ano, 17 grupos de teatro e dança participam da Charanga dos Artistas


Grupos de Teatro e Dança

1 – Balafuda – Cultura Popular Brincante (Nanda Dearo, Leidy Nara e Julia Oliveira)


2 – Betti Bruschi Produções Artísticas e Culturais Monteiros e Lobatos – 25 anos da Companhia de Teatro Monteiros e Lobatos (Clisthenis Betti, Elvis Lago, Gildo Bernardes e Tiago Tomaz)


3 – CachorroLoco Produções – Sociedade Protetora dos animais (Gabriel Solanno, Felippe Figueiredo de Sousa, João Luiz Barbosa)


4 – Companhia Cênica de Teatro – Homenagem a José de Alencar e o clássico literário “Senhora” (Adriano Franco e Lilian Tranches)


5 – Companhia De Parolis de Teatro – Homenagem ao Mundo Infantil, Fada Azul e Branca de Neve (Rose De Parolis e Nanny Garcia)


6 – Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos – Centenário de Jorge Loredo – Zé Bonitinho + Bufão (Felipe Campos, Luiza Lopes e Tieris Braido)


7 – Companhia Naativa de Teatro – 24 anos de Charanga dos Artistas (Dema Mello, Lucas Carvalho, Ana Siqueira)


8 – Companhia Tema de Artes Cênicas – Homenagem ao centenário de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba (Juliana de Almeida e Luiza de Almeida Cagnani)


9 – Dell’Arte Produções Artísticas – 300 anos do último caso de peste negra na Europa – (Vinicius Betti, Leticia Chaves, Júlia Vieira)


10- Família Bicho – Homenagem Maurício de Souza (Luciana Rossi e Marcos Bombardelli)


11 – Grupo Arte Expressão – Homenagem a Lewis Carroll e 160 anos do clássico Alice no país das maravilhas (Luana Ribeiro e João Gabriel Consoline)


12 – Grupo Magia de Teatro – Era uma vez (Deborah Soares e José Luiz Loiola)


13 e 14 – LeBru Produções Artísticas e The Power Music Dance – 30 anos do sucesso Mamonas Assassinas – Bruna Caroline Vilela, Henrique Vignolli e Leandro Campos (Matheus Reis, Breno Reis e Philipe Reis)


15 – Studio de Dança Kika de Souza e Lucia Reis – Imigração italiana (Kika de Souza e Lucia Reis)


16 – Studio Garage – 40 anos do Fantástico Jaspion (Guilherme Alves, Milene Aparecida Ribeiro)


17 – Trupe de Ruah – Arlequim e Colombina, Comédia Dell’Arte (Ivan Soares e Julia Vilela Lopes).


“A barata”, personagem de Tieris Braido, foi escolhido como Bufão da Charanga no ano passado e terá seu boneco gigante em 2025


Bonecos

Sílvio Santos

A Barata – Bufão da Charanga

Aldir Blanc

Roni Mocchegiani

Dona Orlanda

Seu Joaquim

Luiz Siqueira

Pedro Caiapó


Grupo dos Bonequeiros

Coordenadores: Igor Reis e Marcelo Oliveira

Carregadores: Diego Reis, Gabriel Schultz, João Batista Silva, João Victor Ananias Horácio, Kenny William, Leandro Marcos Oliveira de Brito, Thomas Reis e Vinicius Reis.


Apresentação

Anésio Avelar


Coordenação Geral

Leandro Campos


Bonecos

Bonecos e Criaturas

bottom of page