O Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani de Poços de Caldas (MG) vai receber a oficina e o sarau do projeto ‘Viola Caipira além do Riquindim Tiquindim’, coordenado pelo violeiro e compositor Zé Helder. O objetivo principal do projeto é a formação da Orquestra de Viola Caipira do Sul de Minas.
Com duração de seis horas, a oficina será neste sábado (14), das 9h às 17h, e vai abordar o repertório da orquestra e alguns conceitos da viola caipira. As inscrições gratuitas estão abertas pelo formulário https://forms.gle/zzyZ2bop6BaTtzUq7. Os participantes vão receber material de estudo e devem levar suas violas caipiras.
Já o sarau acontece no próprio conservatório, também no dia 14, mas às 19 horas. A entrada é gratuita.
Nascido em Cachoeira de Minas (MG), Zé Helder é violeiro, cantor e compositor. Seu mais recente disco solo, ‘Assopra o Borralho’, foi escolhido como um dos melhores álbuns independentes do ano pelo jornal Correio Popular de Campinas (SP). Desde 2010 Zé Helder integra o Matuto Moderno, banda com uma história de 15 anos e 5 CDs. O violeiro é endorser das cordas D’Addario e das violas Rozini. Seus outros trabalhos em disco incluem ‘No Oco do Bambu’ (Folguedo/Tratore – 2009), ‘A Montanha’ (Pedralva – 2004), ‘Orelha de Pau’ (2002).
Helder já tocou e gravou com Alzira Espíndola, Lucina, Ivan Vilela, Ceumar e vários outros artistas. É formado em Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Juscelino Kubitschek. Ocupa a cadeira de professor de viola pelo Conservatório Municipal de Guarulhos. Atualmente, se apresenta em diversas formações, como o Moda de Rock, um duo com o também violeiro Ricardo Vignini.
O projeto conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.
Comments