top of page

Editorial - Novos tempos, por Renato Agostini

Atualizado: 24 de abr.

O turismo sempre teve um papel central para Poços de Caldas. Logo após sua fundação motivada pelas águas termais e sulfurosas que eram uma das principais alternativas de tratamento de saúde, se tornou referência no assunto.


Já na década de quarenta, houve o “boom” dos cassinos e depois da proibição, reinventou-se como destino de lua de mel.


Nas últimas décadas, no entanto, a cidade teve pouco avanço no turismo. Nenhuma atração foi inaugurada, os pontos turísticos não tinham oferta de qualidade de produtos e serviços ao turista, os poços-caldenses pouco frequentavam e indicavam com orgulho seus pontos turísticos.


A concessão em 2023 veio para mudar essa realidade. Depois de um ano do início da concessão, já é possível observar o impacto positivo que causou na cidade como um todo e não apenas no trade turístico.


Segundo pesquisas da CITUR, cerca de 20% do público turístico é poços caldense. Essas pesquisas também mostram uma percepção muito positiva na qualidade do serviço turístico ofertado e nas melhorias de estrutura.


O aumento da demanda turística, assim como a mudança do perfil dos turistas já é uma realidade e isso vai acentuar nos próximos anos. A cidade deve entender e se preparar, pois essa mudança é inevitável.


O Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau tem um papel fundamental, pois ele pode ser o catalisador dessa mudança, somando e direcionando os esforços que hoje são feitos individualmente pelas empresas, além de seu papel fundamental de representação diante dos órgãos públicos.


Nesses quatro primeiros meses de trabalho desde que assumi como presidente, procurei melhorar a estrutura administrativa e os processos internos, otimizar ações e criar o planejamento estratégico. Todos os diretores se envolveram muito nesse período e conseguimos realizar o Café, Turismo & Negócios, oportunidade de reunir e ouvir os associados e ainda validar a primeira etapa do trabalho.


Nos próximos meses teremos muitas outras melhorias e novidades para os associados e para o turismo de Poços de Caldas.


Vamos juntos!


Renato Agostini é presidente do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau e diretor de Operações da Citur


Commentaires


bottom of page