top of page

Encontro de Ogãs acontece neste domingo em Poços de Caldas

Acontece neste domingo, 26 de novembro, uma edição especial do ‘Encontro de Ogãs de Poços de Caldas’, que será realizado no Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca, a partir das 16 horas.


Este é um convite para que Ogãs da cidade e região participem do encontro, levando seus instrumentos, seus cantos e toques. O encontro é gratuito e aberto a todos.


O Encontro de Ogãs pretende apresentar cânticos e toques de celebração às divindades, além de outras canções populares de samba de roda, promovendo um encontro alegre e destinado a todos os públicos, pregando o respeito às diferenças individuais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva para todos, sem distinção de gênero, religião ou condição social.


A intenção é dar continuidade em ações que promovam encontros entre grupos de cultura popular, para uma especial troca de experiências entre mestres de terreiros e comunidade. A proposta enaltece as raízes dos grupos tradicionais que necessitam de um trabalho intenso de valorização e de preservação, evidenciando a riqueza da cultura afro-brasileira, em especial as religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé.


A equipe de produção idealizadora do projeto é formada por Augusta Clementino, Chiara Carvalho, Alyson Dias, Jéssica dos Santos, Leonardo Augusto e Roberton Peregrino, e juntos reconhecem a importância da valorização dos ogãs como forma de enriquecimento e celebração da diversidade na cultura brasileira.


“Para nós é sempre muito importante garantir que a nossa cultura ancestral seja promovida, assim, é garantido meios para sua preservação e valorização, além da desmistificação de preconceitos. Desejo que os ogãs da cidade e região estejam presentes no Encontro para juntos fortalecermos as raízes da cultura afro-brasileira. Também desejo que a comunidade em geral, de todas as idades, venha vivenciar esta experiência conosco.”, comenta Augusta Clementino (Coordenadora do projeto e Presidente do COMPIRÉ - Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica).


A ação é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, incentivo cultural do Palace Hotel e apoio da Carvalho Agência Cultural.

Para mais informações acesse as redes sociais @encontrodeogasecurimbas e @carvalhoagenciacultural.

Serviço:

‘Encontro de Ogãs de Poços de Caldas - Edição Especial’

Data: 26 de novembro de 2023

Horário: a partir das 16h

Local: Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro, Poços de Caldas)

*gratuito


コメント


bottom of page