top of page

Flipoços: confira a programação do último fim de semana do evento

A programação do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) tem sido uma das mais ecléticas e históricas de todas as edições. Com mais de 160 convidados e atividades culturais paralelas, o Parque José Affonso Junqueira é espaço para a I Vila Literária de Minas Gerais, recebendo importantes nomes da literatura e do pensamento crítico contemporâneos. A programação do Flipoços, neste último fim de semana do evento, traz atrações que contemplam discussões urgentes e oportunas e personalidades, como a ilustre presença do imortal, Ruy Castro, um dos grandes destaques da programação.



Ruy Castro tem um encontro marcado com o público, neste sábado (04), às 19h, no Coreto Cultural. Ele é reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como  Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). O imortal estará pela primeira vez no Flipoços e apresenta a palestra do tema do Festival 2024 - A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.


Também no dia 04 de maio, às 12h, no Coreto Cultural, o evento recebe o encontro sobre Literatura Lusófona, com a especial presença de Cristina Drios, escritora portuguesa residente do Festival, e Pau de Cabinda (Angola). Às 16h30, no Coreto Cultural, a mesa Literatura e História | Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, Vidas e dores, conta com a ilustre presença de Mary Del Priore, historiadora que faz o lançamento do livro homônimo no Flipoços 2024. Editora José Olímpio.


Com o tema “A crônica nossa de cada dia” a programação oferece um mergulho em diversos gêneros literários e, nesta edição, segue sua característica plural, que consagrou o Flipoços como um dos festivais de maior relevância no Brasil.

 

Dentro dessa linha, o evento recebe, também no dia 04 de maio, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa, a mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, ao lado da escritora Adriana Santana, da escritora e professora Maria José (Tita) e da escritora Helena Vieira. Mediação: Thais Costa. A mesa contaria com a presença de Sueli Carneiro, que por questões de saúde, precisou cancelar sua participação.

 

No domingo (05), Eric Nepomuceno é destaque da programação, às 12h30, no Palco Coreto Cultural, com a mesa ‘Literatura Latino-Americana’ – “Em agosto nos vemos”, falando do livro póstumo de Gabriel García Márquez, é lançado no ano em que o autor colombiano completaria 97 anos.


O Encerramento da Programação recebe, às 15h30, no Coreto Cultural, uma Homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, com encontros dos países: Brasil, Portugal e Angola, em Poços de Caldas. Com Cristina Drios (escritora portuguesa, participante da 4ª Residência Literária Flipoços Camões), Pau de Cabinda (escritor e professor angolano). Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

 

FLIPOÇOS

 

Com inúmeros lançamentos exclusivos, o Flipoços recebe convidados de norte a sul do País, além de Portugal, países de língua portuguesa, de Poços de Caldas e toda a região.

 

 

A programação completa do evento está disponível em https://www.flipocos.com/programacao.html

 

O Festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável - Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva - Telemídia. Festivais parceiros - Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.

 

Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Komentar


bottom of page