top of page

Flipoços divulga programação oficial; Ignácio de Loyola Brandão é Patrono da 19ª edição

A programação oficial do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas foi divulgada nesta quinta, dia 14 de março, e pode ser conferida aqui.


A 19º edição do festival será realizada de 27 de abril a 5 maio, no centro de Poços de Caldas, e o público poderá desfrutar da intensa programação cultural e literária

durante os nove dias, quando o centro histórico da cidade se transformará na 1ª Vila Literária de Minas Gerais.


Grandes nomes da literatura brasileira, dos vários gêneros literários, estarão na cidade para compartilhar suas obras com o público. Ignácio de Loyola Brandão é o Patrono e Chico Lopes é o Escritor Sulfuroso.



Outro nome confirmado é o do renomado escritor, biógrafo e jornalista Ruy Castro, imortal da Academia Brasileira de Letras e claro, um dos mais importantes cronistas brasileiros, que estará no Flipoços no dia 4 de maio, às 19h, no Palco Coreto Cultural, com a conferência tema do festival: “A crônica nossa de cada dia”. Quem apresentará o imortal Ruy é Rodrigo Falconi, cocurador do Festival.


Ruy Castro é autor de mais de 50 livros, incluindo biografias, como “O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues” (1992), “Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha” (1995) e “Carmen – Uma biografia” (2005), além de livros de reconstituição histórica, como “Chega de Saudade” (1990), “A noite do meu bem” (2015) e “Metrópole à beira-mar” (2019), todos pela Companhia das Letras.


Já recebeu sete vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, incluindo dois prêmios de Livro do Ano, por “Estrela solitária” e “Carmen”. Em 2022 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, um ano depois de ter recebido, da mesma Academia, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra.


Além do encontro com Ruy Castro, a curadoria anuncia ainda como parte do tema central do Festival a mesa "Crônica: um gênero caleidoscópico", que contará com a presença dos ilustres cronistas finalistas do Prêmio Jabuti 2023 Julián Fuks (Lembremos do Futuro, crônicas do tempo da morte do tempo), Sophie Ganeff (As vozes da minha cabeça) e Cristiana Rodrigues (Vastidão). Participação também do cronista Luiz Eduardo de Carvalho, que lança de forma inédita no Festival, "Mãos de Deus - biografia autorizada do padre Júlio Lancellotti". Quem estará na coordenação desta mesa será o cocurador Sérgio Montero.


Todas as atividades são gratuitas e a organização solicita que seja comprado um livro novo na Feira do Livro e doado para a campanha Doe um Livro do Flipoços 2024.


Realização: GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Apoio Cultural: Citur, Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial: Joven Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras: Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável: Ação Reciclar, Conexão SA. eIF Sul de Minas – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva: Telemídia. Festivais parceiros: Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip.

Apoio Institucional: Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos

para a Inclusão Social.


Seja também patrocinador desta importante iniciativa cultural literária de Poços de Caldas e de reconhecimento internacional. Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Comments


bottom of page