top of page

Flipoços e Feira do Livro começam neste sábado em Poços de Caldas

O 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, conhecido como Flipoços, e a Feira do Livro do Sul de Minas esperam receber mais de 80 mil visitantes ao longo de nove dias de atividades culturais. A edição deste ano terá início no sábado, 27 de abril, e se estenderá até o dia 5 de maio no Parque José Affonso Junqueira, que também sediará a inauguração da primeira Vila Literária de Minas Gerais. A entrada para o público é gratuita.


O tema desta edição, “A Crônica nossa de cada dia”, oferecerá uma variedade de atrações que prometem envolver públicos de todas as idades, desde crianças até adultos, proporcionando uma experiência intimista e focada na contemplação e no relaxamento.


Dentre os destaques estão a presença de figuras ilustres como Ruy Castro, Sueli Carneiro e Guilherme Terreri. Haverá também um encontro especial com os escritores homenageados da edição, Ignácio de Loyola Brandão e Chico Lopes, previsto para o dia 28 de abril, às 18h. A programação inclui ainda uma mesa em comemoração aos 90 anos de Nélida Piñon, marcada para o dia 3 de maio.


O evento contará com mais de 160 convidados, 200 atrações, shows noturnos e 40 expositores. A abertura oficial está agendada para 10h30 do dia 27 de abril, no Coreto Cultural. O festival também oferecerá painéis sobre temas diversos, incluindo literatura e gastronomia, políticas públicas do livro, mercado editorial, literatura e música, além de literatura indígena, lusófona, negra, e história.



Destaques da programação:

Nesta edição, serão mais de 160 convidados, 200 atrações, shows todas as noites e 40 expositores. A abertura acontece no sábado, dia 27 de abril, às 10h30, no Coreto Cultural. O público poderá checar todas as atividades e se programar para o festival pelo site oficial do Flipoços.


Literatura e Gastronomia: Minicongresso sobre Cozinha Mineira com três painéis e as presenças do chef Edson Puiati e José Newton Meneses. Ao final, o “Caldeirão Vulcânico” ficará disponível para degustação coletiva na Pracinha do Palco Sesc Sulfurosa.


Políticas Públicos do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas: Presenças de Fabiano Piúba (diretor do LLLB do Minc), Lucas Amorim (Bibliotecas de Minas Gerais), Lizandra Almeida (presidente da Libre), Rosana Mont’alverne (contadora de histórias e editora), José Castilho (Lei Castilho) e Luiz Antonio Torelli (CBL).


Mercado Editorial: Mesas inéditas sobre Revistas Literárias no Brasil com as presenças de Alex Brito e Tau Paixão (Revista Aorta), Igor de Albulquerque (Revista Canarana), Jorge Pereira (Revista Philos), Leopoldo Cavalcante (Revista Aboio) e Guilherme Sobota do Publishnews; e a outra, sobre o papel dos livros de mesa com a presença do editor Chico Barbosa e Tuca Reinés, fotógrafo.


Literatura e Música: Presenças de Julio Maria, João Marcelo Bôscoli (filho de Elis Regina), Eduardo Beu, Gustavo Galo, Adriana Del Ré e Fausto Fawcett.


Shows intimistas com diversos artistas de Poços de Caldas e ainda com três apresentações especiais (clássicos caipiras, lítero-musical e blues).


Literatura Indígena, Lusófona, Negra e História: Presenças de Mary Del Priore e Eric Nepomuceno.


Mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão com a professora e filósofa Sueli Carneiro, Adriana Santana, Maria José Tita, Helena Vieira e Thais Costa.


Literatura e Política: Serão abordados temas atuais como Fake News, análise do Brasil atual sob a ótica da literatura, com a presença de Carlos Andreazza, Patricia Campos Mello e Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva da TV Cultura.


Literatura Erótica (+18 anos): Mantendo a linha eclética e da diversidade, haverá a presença Nalini Narayan, Kah Dantas, Gabi Benvenutti e Samantha Buglione. Outro encontro discute Gênero e Diversidade Sexual na atualidade com a presença da escritora trans Marcela Bosi e o poeta Andreas Chamorro.


Literatura LGBT: Como representante da Literatura LGBT, o professor Guilherme Terreri, criador da persona Rita Von Hunty, conversa com Valmir Moratelli, jornalista e escritor.


FLIPOÇOS

O 19° Flipoços e a Feira do Livro do Sul de Minas vão acontecer de 27 de abril a 5 de maio, no Parque José Afonso Junqueira. O Festival é uma realização GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura.


Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo.


Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável – Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva – Telemídia. Festivais parceiros – Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.


Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.

Commentaires


bottom of page