O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, Flipoços 2025, contará com uma programação repleta de mesas e palestras alinhadas à temática da edição: "Biografias, celebrando a vida através do tempo", incluindo a representatividade LGBTQIAPN+.
No dia 26 de abril, durante a mesa intitulada “Gênero e Diversidade Sexual Hoje: Combatendo a Discriminação com a Literatura”, os participantes irão debater sobre o papel da literatura na luta contra o preconceito e a valorização da diversidade, além de como os livros podem ampliar vozes, desconstruir estereótipos e promover um olhar mais inclusivo sobre a identidade de gênero e a orientação sexual. No bate-papo, que terá mediação de Marcelo Abuchalla e Alexandre Ribeiro, estarão presentes a drag queen, militante, mestre de cerimônias, podcaster, escritora e poetisa Nelly Winter, que lançou o livro “Somos Coloridos – Guia de letramento LGBTQIAPN+”, e Renan Quinalha, professor de direito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que em 2024 lançou o livro “Direitos LGBTI+ no Brasil: novos rumos da proteção jurídica”.

Já a segunda mesa, no dia 1º de maio, será protagonizada por Nany People, atriz, comediante, cidadã poços-caldense e uma das mulheres trans mais conhecida do Brasil, que fará o lançamento inédito do segundo livro autobiográfico “Nany People – ser Mulher Não é para Qualquer Um – A Saga Continua”, escrito por Flavio Queiroz.

A terceira mesa, no dia 3 de maio, contará com a escritora Paula Frison, também poços-caldense e autora do livro “Onde Mora o Amor?”, que conta a sua experiência como mãe do menino Benjamin, ao lado de sua esposa. A conversa abrirá espaço para uma reflexão sobre a diversidade, maternidade e as diferentes formas de amar e construir laços.
A quarta mesa, também no dia 3 de maio, com nome “Maternidade, Paternidade e dramas familiares na literatura contemporânea”, será mediada pela escritora Bianca Pontes e discutirá as complexidades das relações familiares e como a ficção reflete e ressignifica experiências reais, além do papel da literatura na desconstrução de estereótipos parentais e na ampliação do entendimento sobre as múltiplas formas de família. A conversa contará com a participação de Karine Asht, ganhadora do prêmio Jabuti em 2023, com o livro “Dentro do Nosso Silêncio”, que reflete sobre a maternidade e paternidade como um problema inesperado; Cibele Laurentino, que é ativista cultural, membro da Academia de Letras de Campina Grande e escritora de “Eu, Inútil”, romance premiado como melhor obra de ficção em Portugal; Guilherme Marchi, que escreveu “O Visitante”, livro que aborda a paternidade; e Jaqueline Lima, que é escritora, mestre em marketing, cerimonialista, palestrante e curadora de conteúdo.
O Flipoços 2025 voltará com sua segunda edição da inovadora Vila Literária, entre os dias 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Affonso Junqueira, reunindo escritores, intelectuais e leitores, com o tema “Biografias, celebrando a vida através do tempo”. O festival contará com uma programação intensa, cheia de novidades para todos os públicos que poderão usufruir de muita cultura, conhecimento e diversão durante nove dias nos palcos da Vila, o Coreto Cultural e o Sulfurosa, além dos espaços parceiros: Lascaux, IMS, Lami Bistrô, Café Concerto, Bold Bloom, Ollivia.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site www.flipocos.com ou através das redes sociais @flipocos.
O festival é uma realização da GSC eventos Especiais, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com patrocínio da Valgroup, Rede Itaú e Nutrire. Parceria Cultural Sesc Senac Sistema Fecomércio Minas. Apoio Cultural Instituto Chamex e Sicredi. Seja patrocinador desta importante iniciativa de impacto nacional, entrando em contato pelo número (35) 3697- 1551 ou pelo e-mail gsc@gsceventos.com.br.