top of page

Flipoços promove 2ª Residência Literária em setembro; convidado é trineto de Eça de Queiroz

O Flipoços 2022, que será realizado de 3 a 11 de setembro em Poços de Caldas, no Sul de Minas, promoverá, em parceria com o Camões Brasil, a 2ª Residência Literária Flipoços Camões. O autor convidado é Afonso Reis Cabral, trineto de Eça de Queiroz, que pela primeira vez participará de um festival literário brasileiro. Ele passará a semana na cidade sul-mineira, onde fará uma imersão pela história para conhecer personalidades, escritores locais e pontos turísticos culturais, além de cumprir um roteiro gastronômico. O resultado dessa imersão será um romance ou conto de 15 páginas que será lançado no final deste ano em formato de e-book e publicado no site do Flipoços.

No ano passado o Flipoços realizou a 1ª Residência Literária Flipoços Camões

em formato virtual e os autores convidados foram Teolinda Gersão e Joel Neto,

que participaram de cinco webinares onde puderam conhecer locais históricos

e literários da cidade. O resultado desse trabalho pode ser visto no YouTube. Já o e-book pode ser baixado aqui.


Sobre o autor

Afonso Reis Cabral nasceu em 1990. Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista. Em 2014 ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão. Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. Em 2017 ganhou o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura e em 2019, o Prémio GQ MOTY na categoria de Literatura.





No final de 2018 publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica e vencedor do Prémio Literário José Saramago – Fundação Círculo de Leitores em 2019. Entre abril e maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, de que resultou o livro Leva-me Contigo – Portugal a pé pela Estrada Nacional 2. As suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas. É colunista do Jornal de Notícias com a rubrica Ansiedade Crónica, da Mensagem de Lisboa com O Rossio na Betesga, e participa, com Dulce Maria Cardoso e Richard Zimler, no programa semanal Biblioteca Pública, da Antena 1.


Afonso é trineto do consagrado escritor português Eça de Queiroz e é atualmente Presidente da Fundação Eça de Queiroz. No Brasil é editado pela Leya Brasil e seu último livro “Pão de Açucar” saiu pela Harper Collins. Afonso Reis Cabral participa de uma mesa de bate-papo no Flipoços no dia 4 de setembro, no Teatro da Urca.


A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais. Apoio Cultural União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária.


Mais informações acesse www.flipocos.com ou ligue para (35) 3697 1551.

bottom of page