Museu leva história do automobilismo na cidade para o Poços Classic Car

Poços de Caldas é referência em turismo há muito tempo. Mas você sabia que as ruas da cidade já foram palco de corridas automobilísticas que atraíam os melhores corredores do Brasil? Para contar um pouco dessa história, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas participa do XV Poços Classic Car, exposição de veículos antigos e especiais que volta a ser realizada depois de dois anos, no Parque José Affonso Junqueira, com início nesta quinta-feira (4) e encerramento no domingo (7).


O estande do Museu Histórico e Geográfico está localizado atrás do Palace Hotel. Além de informações sobre o passado do município relacionado às corridas de carro, os visitantes também receberão postais especialmente confeccionados para o evento, com registros fotográficos sobre o tema, que integram o acervo do Museu.


“Acreditamos em um museu vivo, dinâmico e acessível. Neste sentido, a nossa participação no Poços Classic Car integra as ações de democratização do acervo, transmitindo conhecimento e levando a história e a geografia de Poços de Caldas ao maior público possível”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Marina Andrade.


Um pouquinho da história A partir de 1936, Poços de Caldas sediou as chamadas “corridas de baratinhas”, atraindo grandes nomes nacionais e internacionais. A primeira corrida em nossa estância contou com o apoio direto do presidente Getúlio Vargas. As vias largas e planas de Poços possibilitavam a realização de grandes corridas, organizadas de forma competitiva, num bom circuito urbano. Para garantir a qualidade das ruas foi usada, na época, uma máquina de macadamizar (pavimentar com pedra britada, saibro e areia grossa e comprimir com um rolo), que hoje está exposta perto da Praça do Xadrez.


“Pela primeira vez na história do automobilismo nacional, correr-se-á uma grande prova automobilística em circuito de 4 km, dentro do perímetro urbano de uma cidade. E Poços de Caldas, a nossa admirável estância, terá essa primazia de 22 a 29 de março p. futuro”. Assim a semana automobilística de 1936 foi descrita pelo semanário Revista Poços de Caldas (nº 298). O município sediou ainda diversas corridas automobilísticas, sendo a última em 1959. Os detalhes da participação da cidade na história do automobilismo estarão disponíveis no estande do Museu Histórico e Geográfico no Poços Classic Car.


O evento O XV Poços Classic Car começou nesta quinta-feira (4), no Parque José Affonso Junqueira. Realizado pelo Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas, o evento vai contar com diversos modelos automobilísticos de décadas passadas como Cadillac, Fusca, Opala, DKW, Simca, Alfa Romeo, entre vários outros.

O evento volta acontecer após uma pausa de dois anos em razão da pandemia da Covid-19. Além da exposição, haverá apresentações musicais, mercado de pulgas e praça de alimentação. A entrada é gratuita. Mais informações: www.pocosclassiccar.com.


Serviço Estande do Museu no Poços Classic Car: 04/08 – quinta-feira: até 18h30; 05/08 – sexta-feira: das 8h30 às 18h30; 06/08 – sábado: das 8h30 às 22h; 07/08 – domingo: das 8h30 às 12h.