top of page

Ocupação Eduardo Coutinho chega ao IMS Poços neste sábado

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, a Ocupação Eduardo Coutinho chegará a Poços de Caldas com uma proposta renovada. A exposição, concebida pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Moreira Salles, apresenta a trajetória e a obra de Eduardo Coutinho (1933–2014), um dos mais importantes documentaristas brasileiros, reconhecido por tensionar os limites entre realidade e ficção e por valorizar a potência da fala em seus filmes.


A mostra reúne rico material audiovisual, documentos, fotografias, objetos pessoais e de colegas de profissão, além de trechos de seus filmes mais emblemáticos, como Jogo de cena e As canções. O público poderá conhecer de perto itens icônicos de seu processo criativo, como a cadeira usada para entrevistar personagens, cadernos de anotações, roteiros e a máquina de escrever portátil do cineasta.


ree

Em Poços de Caldas, a exposição ganha nova expografia e será inaugurada no dia 18 de outubro (sábado), às 9h, no IMS Poços. A programação de abertura inclui atividades gratuitas e abertas ao público: às 16h, exibição do filme As canções, de Eduardo Coutinho; às 17h45, uma visita mediada com o curador Carlos Alberto Mattos; e, às 18h30, o Kê Que Rola - Discotecagem e Karaokê - conduzido por MC Castor e o DJ Leopac - evento que convida o público a celebrar a música e a memória afetiva coletiva, com set especial da DJ K-mina.


A Ocupação revela a diversidade da produção de Coutinho, do teatro às primeiras experiências cinematográficas em Paris, passando por documentários televisivos e longas que marcaram a história do cinema brasileiro. “A potência da fala e a escuta atenta foram centrais na obra de Coutinho. Queremos que o público perceba essa força e também as nuances do jogo entre realidade e representação presentes nos filmes”, destaca Mattos, cocurador da exposição.


A visitação seguirá até 8 de fevereiro de 2026, com entrada gratuita. 


SERVIÇO:

Ocupação Eduardo Coutinho

Abertura: 18 de outubro (sábado), às 9h

Programação de abertura:

16h – Sessão do filme As canções (distribuição de senhas a partir das 15h; 1 por pessoa)

17h45 – Visita mediada com o curador Carlos Alberto Mattos (com interpretação em Libras)

18h30 – Kê Que Rola – Discotecagem e Karaokê com DJ K-mina

Local: IMS Poços | Rua Teresópolis, 90

Entrada gratuita

 
 
bottom of page