top of page

Poços de Caldas inicia obra de reconstrução da Casa de Chá do Recanto Japonês

A Prefeitura de Poços de Caldas, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa Nikkey, deu início à reconstrução da Casa de Chá do Recanto Japonês. A obra deve ser concluída em setembro de 2023.


Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o cronograma inicial precisou ser alterado até que a empresa japonesa responsável pela reconstrução pudesse vir ao Brasil. A Casa de Chá foi incendiada por vândalos em agosto de 2016.


O projeto - que é uma grande oportunidade para promover a interação da população local com a comunidade japonesa e nikkei, resgatando tradições e empreendendo na salvaguarda e valorização da cultura japonesa - tem apoio do FUNDEPHACT (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, aprovado pelo CONDEPHACT, além de um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, ainda antes de ocorrer o incêndio da Casa de Chá.





Recanto Japonês

Localizado numa vertente do Parque da Serra de São Domingos, o Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. A antiga casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês. O local inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No ponto turístico há ainda um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.


O Recanto Japonês foi inaugurado em 1975, mediante uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em parceria com a Fertilizantes Mitsui S.A.

O jardim, denominado “YUGUIEN”, que significa amizade e fraternidade, possui diversos símbolos da cultura oriental, sendo o mais significativo deles a Casa de Chá, incendiada por vândalos em agosto de 2016.



Comments


bottom of page