top of page

Dalmoni Lydijusse propõe leitura sobre cor e identidade em exposição no Museu de Poços

A artista plástica Dalmoni Lydijusse, mineira de Poços de Caldas, apresenta a exposição “Para Encontrar Minha Pele”, em cartaz de 12 a 27 de julho no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A mostra é resultado de um processo artístico e introspectivo iniciado a partir de uma mentoria com o artista contemporâneo Beto Shwafaty.


Durante as aulas, Dalmoni mergulhou em questões pessoais e sensíveis, como a autopercepção do seu tom de pele e a forma como suas relações foram atravessadas pelo colorismo ao longo da vida. A exposição surge, assim, como uma resposta poética e visual a essas inquietações.


Na exposição, a artista apresenta um vídeo produzido por Robson Américo (Castor), além de um texto sobre como tem repensado suas questões de identidade através da pintura feita de tinta acrílica sobre tela. Para falar sobre o conceito de colorismo, ao invés de retratos para falar das diversas cores das peles, ela apresenta pétalas de orquídeas para receber e dizer dessas cores e tons. 

ree

“A concepção da exposição é interceder o olhar com a pintura, oferecendo o corpo floral criado de variados tons e matizes de cores de pele, e como recurso para gerar impacto visual, a escala da pétala é alterada grandemente, com tinta acrílica sobre tela, em diferentes tamanhos e proporções, em acabamento de aspecto fosco. Para este momento, para discorrer sobre cores de pele, eu escolhi transferi-las às flores a partir da observação de suas pétalas. Elas têm sido o tópos para esta pintura dessas colorações para falar sobre este assunto. Sem ser através da representação de alguém, propondo uma alegoria, cores de pele noutras formas. Fazer a pintura disso tem sido um trabalho desafiador como pintora”, revela Dalmoni.


Na abertura da mostra, dia 12 de julho, acontecerá uma roda de conversa mediada pela escritora e jornalista Jéssica Balbino, com a participação de Renato Ramos, mestre em Psicologia Social pela USP e especialista em Psicanálise pela PUC, e do próprio Robson Américo, produtor e gestor cultural.


Serviço

“Para Encontrar Minha Pele”

Data: 12 a 27 de julho de 2025

Abertura com roda de conversa: 12 de julho (sábado), das 14h às 15h

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

 

 
 
bottom of page