top of page

Festival Dia de Choro celebra o choro e a música instrumental brasileira em Poços de Caldas

O Festival Dia de Choro chega à sua 3ª edição, reafirmando o compromisso com a valorização do choro e da música instrumental brasileira. O evento musical que já realizou duas edições em Poços de Caldas com sucesso de público, retorna em 2025 com três dias de apresentações gratuitas, reunindo músicos da cidade e da região em espaços públicos abertos e acessíveis.


A proposta é exaltar o choro, gênero reconhecido como a primeira forma urbana de música genuinamente brasileira, símbolo de virtuosismo, tradição e modernidade, com mais de 150 anos. As apresentações acontecem entre 17 e 19 de outubro, em três pontos de ocupação cultural no município Praça Tiradentes, Thermas Antônio Carlos e Mercado Municipal –, levando ao público repertórios que destacam a riqueza e a diversidade da música instrumental.


A abertura do festival será na sexta-feira (17), às 13h30, na Praça Tiradentes, com o Otávio Quartier Trio, em uma atividade de formação de plateia, para 120 alunos da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, também aberta ao público em geral.


No sábado (18), as Thermas Antônio Carlos recebem duas apresentações: às 10h, o Grupo do Clube de Choro Jorge Assad e às 16h o Araçá Quarteto, anfitrião do projeto. As apresentações nas Thermas terão tradução simultânea para Libras, ampliando a acessibilidade do evento. O encerramento acontece no domingo (19), às 9h, no Mercado Municipal, com o Duo Faria e Batiston, levando o choro ao encontro da vida cotidiana e do público que transita neste tradicional espaço da cidade.

Segundo Jorge Viviani, produtor musical do festival e integrante do Araçá Quarteto, o evento tem papel fundamental na valorização da música instrumental e na formação de público. “O choro é uma das expressões mais autênticas da cultura brasileira e ainda precisa de espaços permanentes de difusão. O Festival Dia de Choro cumpre essa função, criando oportunidades para os músicos locais e regionais mostrarem seu trabalho e aproximando novos ouvintes desse gênero que é pura arte e identidade”, destaca.


As duas edições anteriores consolidaram o evento como uma das principais iniciativas voltadas ao choro no Sul de Minas. Em 2019, a estreia lotou o Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca), com o Araçá Quarteto e o grupo paulista Ó do Borogodó. Já em 2022, a segunda edição homenageou o jornalista e chorão Luiz Nassif, reunindo grandes nomes da cena nacional como Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro, Cleber Silveira, Gian Correa e o grupo Chorões Alterados.


A 3ª edição é uma produção de Jorge Viviani e da Lavanda Cultural, viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc - Edital 11/2024 - Propostas de Mostras e Festivais, por meio do Governo de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. 


SERVIÇO:

3º Festival Dia de Choro

Dia 17 (sexta-feira)

13h30 – Otávio Quartier Trio

Local: Praça Tiradentes


Dia 18 (sábado)

10h – Clube de Choro Jorge Assad

16h – Araçá Quarteto

Local: Thermas Antônio Carlos


Dia 19 (domingo)

9h – Duo Faria e Batiston

Local: Mercado Municipal


ree

 
 
bottom of page