Grupo de Teatro Rua estreia espetáculo no Festival de Inverno
- Descubra Poços de Caldas
- há 1 dia
- 2 min de leitura
“NonSense” é um espetáculo teatral que mistura humor, caos e poesia para falar sobre o mundo em que vivemos. Inspirado na obra do dramaturgo e comediante alemão Karl Valentin, a montagem não segue uma história linear, mas propõe uma sucessão de quadros teatrais que se atravessam, colapsam e se reconstroem.
Cinco figuras tentam fazer o teatro acontecer: são técnicos, atores ou trabalhadores da cena, mas também podem ser gente como a gente. A cada tentativa, algo se revela: ora uma pergunta, ora uma sensação, ora um vazio. E é nesse jogo entre cena e relação, entre presença e expectativa, entre absurdo e contemporaneidade que o espetáculo se constrói como reflexão sobre o fazer teatral e o encontro com o público.

A dramaturgia foi criada a partir de esquetes de Karl Valentin e cenas autorais, costuradas em uma lógica que permite o surgimento de momentos inesperados, silenciosos e metalinguísticos, sendo uma obra que fala do desejo humano de fazer sentido, mas também do vazio, do riso nervoso, do desencaixe. O espetáculo não pretende explicar, mas abrir espaço para que o público sinta, ria e se reconheça. Para Lincoln Vieira, um dos atores participantes do espetáculo, “a apresentação é um convite à comédia da vida humana. As pessoas/personagens são mostradas nos seus afazeres do dia a dia, dos mais simples aos mais complexos, mas sempre atividades que denunciam o quanto somos ridículos e sem sentido”, explica ele.
Apresentado dentro da programação da 29ª edição do Festival de Inverno de Poços de Caldas, o espetáculo realiza também uma ação de acesso popular: moradores dos bairros atendidos pela Associação de Líderes Comunitários de Poços de Caldas podem adquirir meia-entrada apresentando um comprovante de residência com data atualizada/nome e documento com foto. A lista dos bairros parceiros pode ser encontrada no Instagram do grupo após o dia 16 de julho. Além disso, o espetáculo conta com acessibilidade em Libras.
O trabalho é uma criação do Grupo de Teatro Rua, e faz parte da sua pesquisa sobre teatro contemporâneo, humor crítico e formação de público. Um convite para rir com os outros, rir da gente, e pensar juntos: quem fala? Quem escuta? O que é teatral? O que é real?
Data:
19 de julho (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Benigno Gaiga - Espaço Cultural da Urca
Classificação indicativa: recomendado para maiores de 12 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)**
A meia-entrada é garantida para os grupos que constam nas leis e decretos federais: Pessoas com deficiência (e acompanhante, caso necessário), jovens que possuem cadastro no CadÚnico, estudantes e pessoas com mais de 60 anos. Além destes grupos, moradores dos bairros parceiros também possuem a garantia da meia-entrada.
Venda antecipada online: Sympla
Para mais informações @grupoteatrorua
Criação, Produção e Direção: Grupo de Teatro Rua
Elenco: Aldo Vieira, Anariel Trindade, Dani Silva, Julia Oliveira, Lincoln Vieira
Operação de Luz: Válber Rodrigues
Operação de Som: Guilherme Assis
Intérprete de Libras: Mayara Sena
Bilheteria: Andressa Rodrigues
Confecção cenográfica: Deco de Sousa
Dramaturgia: Karl Valentin
Adaptação e dramaturgia adicional: Dani Silva
Fotografia: Mikael Trindade Fyori
Parceria/Apoio: Associação de Líderes Comunitários de Poços de Caldas e Carvalho Agência Cultural
Realização: Prefeitura de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Cultura