top of page

#OcupaMIA acontece no Museu de Poços nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, a partir das 18h, a MIA (Mostra Integrada de Artes) ocupará mais uma vez o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A edição especial compõe a programação do Festival de Inverno e reúne intervenções visuais, bate-papo, literatura e música. 


Mantendo a proposta de ocupar os espaços públicos da cidade, a MIA segue sendo uma plataforma para que artistas locais tenham seus trabalhos conhecidos pelo público em um formato não convencional. Além de promover a arte independente, o evento valoriza a diversidade de expressões culturais, reunindo vozes plurais e diferentes identidades que refletem a riqueza artística e social da comunidade.


Integrando a programação do Festival de Inverno, esta edição da #OcupaMIA volta ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (MG), reforçando a importância de abertura do espaço para os eventos multiartísticos, que também integram o patrimônio cultural da cidade e merecem ser visitados. 


Ao ocupar um local, que ainda é pouco frequentado por grande parte da população local, a proposta convida o público em geral a estabelecer novas conexões com o museu. A iniciativa reafirma o compromisso da mostra em provocar novos olhares e ocupações sobre os espaços da cidade, promovendo o direito à cultura, à memória e à cidade, e contribuindo para torná-la mais inclusiva, democrática e sustentável.


A programação da MIA traz uma instalação efêmera de Yash Colares que poderá ser explorada pelo público com uma exposição fotográfica inédita do fotógrafo João Paulo Ferreira, com curadoria de Paulo Tothy. 

Foto: Tamiris Alves
Foto: Tamiris Alves

Na literatura, a #OcupaMIA reforça mais uma vez a parceria com o projeto Margens e podcast Rabiscos. A ação "Rabiscos Convida", que tem curadoria dos escritores Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues, traz para o diálogo a presença dos escritores  Macabéa (autor de Gritos Noturnos) e Rafael Couto (autor de Cinza), em podcast especial, ao vivo, com participação do público e que marca o início das comemorações de sete anos do programa, que já acumula centenas de episódios e recebeu os principais nomes da literatura brasileira. O encontro busca fortalecer a cena literária independente da cidade, promovendo visibilidade para autores locais e criando pontes entre leitores e escritores, ampliando o acesso à literatura periférica e contemporânea. Durante o papo, que depois será disponibilizado em todas as plataformas de streaming de áudio, o público poderá fazer perguntas e interagir. Além da conversa, também acontecerá uma intervenção poética, reforçando o papel da palavra como instrumento de transformação e conexão.


Na música, a programação celebra a diversidade sonora com a presença da DJ Kawany Franco, artista referência da comunidade LGBTQIAPN+, reconhecida por suas performances provocadoras e sets vibrantes que transitam entre o pop nacional, internacional e ritmos latinos. O DJ Marcon também se apresenta, trazendo a força da sua ancestralidade na black music, com um set que exalta a cultura negra através de batidas dançantes e cheias de identidade e representatividade.


A #OcupaMIA no Festival de Inverno de Poços de Caldas tem idealização e produção da Carvalho Agência Cultural, e nesta ação integram a equipe de trabalho: Chiara Carvalho (direção geral e curadoria), Paulo Tothy (direção de arte e curadoria), Jéssica Balbino (curadoria literária), Alyson Dias, Guilherme Teixeira e Thiago Silva (assistentes de produção), João Paulo Ferreira ‘Xuão’ (artista visual), além da nova cenografia desenvolvida a partir do projeto criado por Yash Colares e Paulo Tothy. A realização é da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Para saber mais, siga as redes sociais: @mia.mostradeartes e @carvalhoagenciacultural.


SERVIÇO:

#OcupaMIA no Festival de Inverno

Data: quinta-feira, 17 de julho

Horário: 18h às 22h

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira - Rua Padre Henry Moton, s/n, ao lado do Espaço Cultural da Urca - Centro)

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

bottom of page