top of page

Álbum que celebra congadas e caiapós de Poços de Caldas chega ao YouTube

Já está disponível no YouTube o álbum ‘Ritmos de São Benedito’, registro musical inédito e emocionante dos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós de Poços de Caldas. Com 8 faixas que reúnem 20 pontos e canções tradicionais, o trabalho homenageia a Festa de São Benedito – um dos mais importantes e significativos festejos populares de Minas Gerais.


O projeto nasceu com o propósito de valorizar, preservar e salvaguardar a centenária manifestação cultural, fortalecendo o vínculo entre gerações e promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade, além de ser uma potente ação de fomento à cultura popular, à fé e ao pertencimento.


Participam do álbum integrantes de todas as congadas do município: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara e São Jerônimo, Nossa Senhora da Saúde, além de membros dos Caiapós do São José e da Vila Cruz. As faixas trazem músicas escolhidas pelos próprios grupos, por meio de uma curadoria coletiva que reuniu os pontos mais cantados e reconhecidos por eles, como “Bandeireira”, “Benedito Santo”, “Dá Licença”, “Meu Rosário”, “Receber a Bênção”, “Lá Vem o Congadeiro”, “Meu São Benedito” e “Aroeira de Nossa Senhora e de São Benedito”, entre outras.



“A ideia do álbum ‘Ritmos de São Benedito’ nasceu em 2021, durante as gravações do documentário ‘Festa de São Benedito – Um Século de Resistência’, quando percebemos a ausência de registros – algo comum quando se trata de cultura popular. Diante disso, sentimos a necessidade de criar um projeto que viabilizasse não apenas a gravação em estúdio de todos os grupos de congadas e caiapós, mas que também buscasse a valorização e a promoção desse festejo tão especial para nós”, relatam os idealizadores Chiara Carvalho e Juliano Silva, em parceria com Ailton Santana (Mestre Bucha).


Produzido voluntariamente pela Carvalho Agência Cultural e Labuta, o álbum foi realizado em parceria com a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas e gravado no Estúdio Cambucá Records, com produção musical de Pedro Cezar e Renato Felipe. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo cultural do ibis Poços de Caldas (que não opera mais na cidade), além do apoio institucional da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura.


O álbum já pode ser ouvido gratuitamente no YouTube, no link https://youtu.be/v2CZPI6gvNM, e em breve estará disponível nas principais plataformas digitais de música, como Deezer e Spotify.


Para acompanhar mais novidades e conteúdos sobre a Festa de São Benedito e o projeto, siga @festadesaobenedito no Instagram.

 

FICHA TÉCNICA

Projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas

Realização: Associação dos Ternos de Congos e de Caiapós de Poços de Caldas, Carvalho Agência Cultural e Labuta

Idealização: Juliano Silva, Chiara Carvalho e Airton Santana (Mestre Bucha)

Incentivador Cultural: ibis Poços de Caldas

Apoio Institucional: Prefeitura de Poços de Caldas - Secretaria Municipal de Cultura

Coordenação: Airton Santana (Mestre Bucha)

Produção Musical: Pedro Cezar e Renato Felipe

Produção Executiva: Chiara Carvalho

Estúdio, Mixagem e Masterização: Cambucá Records

Técnico de Gravação: Flávio Danza

Direção de Arte (capa e outros conteúdos): Paulo Tothy

Assistentes de Produção: Alyson Dias e Thiago Silva

Fotografias: Acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e Thaty Naila

 

Artistas Convidados

Pedro CezarRenato FelipeTerno São Benedito: Ailton Santana (Mestre Bucha)Terno Nossa Senhora do Rosário: Renan JulioTerno Nossa Senhora do Carmo: Anderson Lúcio (Kanela)Terno Santa Efigênia: Paulo César, Zélia Maria e Marquinho GouveaTerno Santa Bárbara e São Gerônimo: Róberton Peregrino, Jéssica Souza e part. Dona OrlandaTerno Nossa Senhora da Saúde: Douglas Eduardo da CostaGrupo de Caiapós da Vila Cruz: Sr. Victor Caveira e FamíliaGrupo de Caiapós do São José: Eduardo Ramos, Jonh Hebert Ramos e Nivaldo Antonio Ramos

bottom of page